Durante o mês de agosto, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou uma série de atividades em apoio à campanha Agosto Lilás, que busca conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As ações foram organizadas pela equipe da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), com foco no fortalecimento da rede de apoio e na promoção de um ambiente mais seguro para as mulheres vítimas de violência.
A programação incluiu palestras educativas, entrevistas em programas de rádio, rodas de conversa com a comunidade e formação em grupos reflexivos, conduzidas pela psicóloga policial da unidade.
As atividades ajudaram a ampliar o diálogo social, reforçando a importância da empatia, do acolhimento e da denúncia.
Veja também
Santa Catarina é o Estado mais seguro do Brasil pelo 7º ano seguido
Santa Catarina registra 2º maior aumento populacional do país
Segundo a Polícia Civil, ações como essas aproximam a comunidade dos serviços de proteção e contribuem diretamente para a prevenção da violência. Além disso, capacitam pessoas para identificar e combater atitudes abusivas no cotidiano.
A campanha Agosto Lilás carrega um forte simbolismo de luta. “É tempo de dar voz, apoio e proteção a quem sofre, fortalecendo a rede de cuidado e promovendo uma cultura de respeito.”
A conscientização também acontece por meio da escuta ativa e do incentivo à denúncia. Toda vítima de violência ou qualquer pessoa que presencie situações de agressão pode procurar a delegacia mais próxima ou ligar para o 180, canal nacional de atendimento.
A Polícia Civil reforça seu compromisso em proteger as mulheres catarinenses e continuará promovendo ações educativas como parte da missão de construir uma sociedade mais justa e igualitária.