Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Presos em SC voltam a ter direito ao contato físico nas visitas, decide justiça

Algumas unidades, como as de Xanxerê, Concórdia e Caçador, ainda mantêm essas barreiras por falta de estrutura

A Justiça de Santa Catarina ordenou que o direito ao contato físico entre presos e visitantes seja restabelecido em todos os presídios do estado. Com essa decisão, as barreiras de acrílico e outras estruturas que impediam o toque direto devem ser removidas imediatamente. Essas medidas foram criadas no auge da pandemia da Covid-19 como proteção sanitária, mas, conforme a sentença, não há mais razão válida para mantê-las.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O contato físico durante as visitas é um direito previsto em lei e não poderia continuar suspenso após o término da emergência de saúde pública.

Publicidade

O defensor público Sidney Gomes explicou que as barreiras foram implantadas somente para o período pandêmico, porém as restrições continuaram mesmo depois de cessado o risco.

Em abril de 2024, algumas unidades já retomaram visitas com contato, porém de forma reduzida.

Cidades como Xanxerê, Concórdia e Caçador foram mencionadas por manterem barreiras devido à falta de espaço adequado para garantir o contato físico.

Em Itapema, a situação é mais grave, pois não há estrutura para visitas presenciais, nem previsão de melhorias.

A sentença judicial deixa claro que não existem fundamentos legais, técnicos ou de saúde que justifiquem a continuidade das barreiras.

Além disso, a Justiça considerou insuficiente o argumento da ausência de estrutura para restringir um direito fundamental das pessoas privadas de liberdade.

O Estado de Santa Catarina foi condenado a pagar R$ 500 mil por danos morais coletivos ao Fundo de Reconstituição dos Bens Lesados. Esse fundo apoia projetos que previnem ou repararam danos à sociedade.

Sobre o caso, a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri) divulgou nota afirmando que desconhece qualquer descumprimento das normas em presídios do estado.

A Sejuri também informou que não recebeu notificações ou intimações relacionadas à decisão judicial que determinou a retirada das barreiras aos presos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Câmara analisa projeto que muda cargos do Magistério em Caçador

A Câmara Municipal de Caçador recebeu nesta semana um...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com presença do sol e temperaturas subindo

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Infraestrutura realiza manutenção em ruas de Caçador

A Secretaria de Infraestrutura de Caçador informou nesta terça-feira...

Homem é preso após furtar celular em loja no Martello

Na noite de terça-feira (9), a Polícia Militar atendeu...

Idoso morre após queda de moto na BR-470 em Campos Novos

Na noite desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025,...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com presença do sol e temperaturas subindo

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Quadrilha lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda

Uma operação de grande porte da Polícia Federal, deflagrada...

Motorista de aplicativo é preso por estupro em Caçador

Na madrugada deste domingo, dia 7 de setembro, a...

Cobra gigante invade casa e deixa família em pânico em SC

Uma cobra de grande porte surpreendeu uma família ao...

Mãe leva celular para consertar e é presa por pornografia infantil

Uma mulher de 47 anos foi detida nesta quarta-feira...

Outros Tópicos Interessantes