SC libera 135 atividades da exigência de alvará para abrir empresa

A medida permite que empreendedores iniciem seus negócios com autodeclaração, sem autorização prévia do Estado.

O Governo de Santa Catarina sancionou, na última terça-feira (07), uma nova lei que dispensa alvarás e licenças para diversos tipos de negócios. Publicada no Diário Oficial do Estado, a medida tem como objetivo desburocratizar o processo de abertura de empresas e estimular o empreendedorismo, especialmente entre os pequenos negócios.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A nova legislação permite que os empreendedores autodeclarem o cumprimento das exigências legais, sem necessidade de aprovação prévia por parte do Estado.

Publicidade

A medida vale para atividades classificadas como baixo risco, ou seja, que apresentam pouco ou nenhum impacto ambiental ou sanitário.

No total, a lei libera 135 atividades econômicas da obrigatoriedade de obter alvarás. A lista abrange desde o cultivo de cereais, criação de bovinos e construção civil, até comércios variados e até mesmo a fabricação de pólvoras e explosivos.

Segundo o Governo de SC, o número de atividades consideradas de baixo risco também foi ampliado. No entanto, o texto não especifica quais ocupações foram reclassificadas.

Apesar da dispensa dos alvarás, os empreendedores continuam obrigados a seguir normas federais e estaduais, especialmente nas áreas ambiental, sanitária, tributária e de segurança.

Além disso, a lei determina que os órgãos responsáveis podem fiscalizar os estabelecimentos a qualquer momento, para garantir que estão operando de acordo com a legislação. Ou seja, a ausência de alvará não significa ausência de fiscalização.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destacou que a nova lei representa um avanço importante para os microempreendedores individuais (MEIs).

“Nós vamos alterar a lei para facilitar o registro dessas empresas. Vai ser menos burocrático, mais facilitador, com autodeclaração, que é uma coisa inovadora, porque essas empresas já podem iniciar suas atividades e vão colocando o que é necessário através da lei, seja na segurança, na vigilância ou na questão ambiental”, explicou.

A nova norma busca estimular a economia local, facilitar o ingresso de novos empreendedores no mercado e reduzir a burocracia enfrentada por pequenos negócios. Com a autodeclaração, o empresário pode iniciar suas atividades de forma imediata, desde que respeite todas as exigências legais vigentes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira terá chuva e risco de temporais isolados em SC

A quarta-feira (15) será marcada pela influência da circulação...

Obras para nova rótula na rodovia Honorino Moro já estão em andamento

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Curso Ação Jovem Rural reúne 29 jovens em nova formação no CETREVI

Foi realizada na terça-feira, 14 de abril, no CETREVI,...

Lula diz que Ancelotti o perguntou sobre Neymar na Seleção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que...

Audiência pública debate população em situação de rua em Videira

A Prefeitura de Videira promoveu, na noite desta segunda-feira...

Projeto de Lei trata do uso de bicicletas elétricas, autopropelidos e ciclomotores

A Prefeitura de Caçador encaminhou à Câmara Municipal um...

Legislativo de Videira analisa pauta com saúde, obras e educação

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira...