Jovens são presos no Oeste de SC por tortura ligada ao tráfico de drogas

Durante a investigação, a polícia encontrou vídeos em que vítimas eram agredidas com facões, pauladas e até armas de fogo, tudo como forma de cobrança de dívidas ligadas ao tráfico

Uma operação integrada das forças de segurança de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, desarticulou um grupo de jovens criminosos nesta quarta-feira (8). Batizada de “Adsumus”, a ação resultou no cumprimento de dez ordens judiciais relacionadas a crimes como tráfico de drogas, tortura, associação criminosa e posse ilegal de armas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As autoridades cumpriram quatro prisões preventivas, uma internação de adolescente e cinco mandados de busca e apreensão. Os alvos estavam localizados nos bairros Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lurdes e São Romero.

Publicidade

A investigação começou em maio deste ano, quando a Polícia Civil identificou a atuação de um grupo de jovens ligados ao tráfico de drogas.

Eles também estavam envolvidos em ações violentas de cobrança, utilizando métodos de tortura contra supostos devedores ou suspeitos de furto.

Durante o inquérito, os policiais localizaram vídeos gravados pelos próprios jovens criminosos, que mostravam ao menos três episódios de tortura. Nas imagens, as vítimas aparecem amarradas, sendo agredidas com pauladas, golpes de facão, socos e chutes.

Em um dos casos, uma pessoa teve os dentes quebrados. Em outro, os criminosos usaram armas de fogo e facas para ameaçar as vítimas.

Segundo os investigadores, “todas as vítimas deixaram a cidade por medo de represálias”. As evidências levaram à prisão dos quatro principais suspeitos, todos com 19 anos, e à internação de um adolescente de 17 anos.

Nas buscas, as equipes apreenderam roupas, um chapéu e um dos instrumentos usados nas agressões. Esses objetos serão usados como prova nos próximos passos do processo judicial.

O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “aqui estamos” ou “estamos presentes”. A escolha reforça o comprometimento das forças de segurança em combater a criminalidade organizada na região.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC), com apoio das seguintes instituições: Operação Protetor, Delegacia Regional, DPCAMI, Comarcas de Xanxerê e Xaxim, SAER-Fron de Chapecó e 30º Batalhão da Polícia Militar.

Essa operação marca mais um passo importante no enfrentamento ao crime organizado no Oeste catarinense, mostrando a força da atuação conjunta.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana terá temporais isolados e melhora no domingo

O fim de semana em Santa Catarina será marcado...

Proerd para Pais em Caçador forma participantes na Frameport

A Polícia Militar realizou nesta sexta-feira (29) a formatura...

Videira Notícias – 29/05/2026

https://www.youtube.com/live/fejxneCUo0I?si=LYb0clskDAgGUoPb

Obra na Avenida Irmãos Piccoli é adiada em Tangará

A Prefeitura de Tangará anunciou o adiamento da obra...

João Fonseca bate Djokovic na maior vitória da carreira

João Fonseca conquistou nesta sexta-feira a maior vitória da...

Procon de Videira reforça fiscalização para proteger consumidores

O Procon de Videira realizou, durante o mês de...

Presidenciáveis reagem à decisão dos EUA sobre PCC e CV

O anúncio do governo dos Estados Unidos de incluir...

Libertadores 2026 tem oitavas definidas com duelos brasileiros

A Conmebol realizou nesta sexta-feira (29), em Luque, no...