Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Santa Catarina deve ganhar 1,1 milhão de novos eleitores até 2026

Esse aumento é impulsionado pelo crescimento populacional e pelo fluxo migratório para o estado

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina prevê um aumento significativo na procura pelos serviços dos cartórios eleitorais, impulsionado pelo crescimento populacional do estado. Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina conta com cerca de 8,1 milhões de habitantes, dos quais aproximadamente 5,5 milhões estarão aptos a votar nas eleições de 2026. Esse número indica que o estado pode ganhar até 1,1 milhão de novos eleitores, representando um crescimento de quase 20% no eleitorado catarinense.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Esse aumento populacional ocorre devido a fatores como migração e crescimento natural. Entre 2017 e 2022, Santa Catarina apresentou uma taxa líquida de migração positiva de 4,66%, conforme o Censo 2022 divulgado pelo IBGE em 2025.

Publicidade

Nesse período, 503,5 mil pessoas passaram a morar no estado, enquanto 149,2 mil deixaram o território catarinense, gerando um saldo migratório positivo de 354,3 mil novos habitantes.

Esse resultado fez de Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a superar São Paulo no saldo migratório desde 1991, ano em que o IBGE estabeleceu critérios fixos para os censos.

Esse crescimento impacta diretamente a demanda dos serviços da Justiça Eleitoral, principalmente no que diz respeito à transferência de domicílio eleitoral.

O coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC, Carlos Valério Gerber Wietzikoski, alerta:

“É muito importante que os eleitores, especialmente quem mudou de município ou se mudou para o estado de Santa Catarina, já procurem a Justiça Eleitoral e transfiram ou regularizem seus títulos”.

Vale lembrar que o cadastro eleitoral fecha 150 dias antes da eleição, quando ficam suspensos os serviços de alistamento, transferência e revisão.

Em 2026, o prazo final será no dia 6 de maio, por isso a importância de antecipar esses procedimentos. Para quem já tem biometria coletada, a transferência pode ser feita online pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do TRE-SC, integrado ao sistema do TSE.

Nas eleições de 2026, os catarinenses votarão para escolher seis cargos: deputado federal, deputado estadual, senador (duas vagas), governador e presidente da República.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações TRE-SC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia de Videira realiza três prisões em menos de cinco horas

A Polícia Militar de Santa Catarina demonstrou mais uma...

Frente fria avança por SC com temporais no domingo e queda de temperatura na segunda-feira

O domingo será marcado por instabilidades intensas em Santa...

CDL Caçador divulga nomes dos premiados no primeiro sorteio do Show de Prêmios 2025

A CDL Caçador deu início à campanha Show de...

Professoras de SC são investigadas por gravar vídeos com alunos em motéis

A Polícia Civil de Santa Catarina está conduzindo uma...

Mais Lidas da semana

Homem é preso após furtar picanha em supermercado de Caçador

Um homem foi preso em flagrante na noite de...

Quinta-feira terá chuva rápida em Santa Catarina e frio nos planaltos

O tempo em Santa Catarina segue instável na quinta-feira...

Professoras são proibidas de almoçar na escola e comem na praça

Há vários meses, duas professoras da rede municipal de...

Mais de 177 mil famílias que receberam Auxílio Emergencial terão que devolver o dinheiro

Desde março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social...

Homem foge após ser flagrado com adolescente seminua em carro no Meio-Oeste

Na noite de domingo (5), por volta das 22h47min,...

Outros Tópicos Interessantes