Pix automático começa a valer nesta segunda-feira: veja como funciona

Ao contrário do agendamento, o pix automático aceita cobranças variadas, facilitando pagamentos

A partir desta segunda-feira (13), o Banco Central lança uma novidade no sistema de pagamentos instantâneos: o pix automático. Essa nova funcionalidade permite que o usuário autorize pagamentos periódicos diretamente pelo aplicativo bancário, facilitando o pagamento de contas e serviços recorrentes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O funcionamento do pix automático é simples e prático. Primeiramente, a empresa contratada envia uma solicitação de autorização ao cliente por meio do aplicativo bancário.

Publicidade

Após o cliente aprovar a solicitação, os pagamentos como contas de água, luz, mensalidades e assinaturas serão realizados automaticamente nas datas previamente combinadas, sem a necessidade de nova confirmação.

Diferente do agendamento tradicional, o pix automático aceita cobranças com valores variáveis e periodicidade ajustável.

Essa flexibilidade ajuda negócios a manter o fluxo de caixa mais estável, além de reduzir a inadimplência entre consumidores.

Além disso, empresas podem aderir a essa modalidade sem precisar passar por processos burocráticos ou convênios bancários complexos.

O usuário, por sua vez, mantém total controle sobre o serviço. Ele pode cancelar a autorização de débito a qualquer momento, garantindo segurança e autonomia.

O serviço é gratuito para pessoas físicas e opera com os mesmos padrões rigorosos de segurança do pix tradicional.

Outro ponto importante é que o pix automático não exige o uso das chaves pix para realizar os pagamentos. Ele funciona com os dados bancários convencionais do recebedor, simplificando ainda mais a experiência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Guararema

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cataratas do Iguaçu têm recorde histórico de visitas

O Parque Nacional do Iguaçu, lar das mundialmente conhecidas...

Ibama fecha criadouro ilegal de macacos no Oeste de SC

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos...

Alexandre Ramagem é preso nos Estados Unidos

O ex-deputado federal Alexandre Ramagem foi detido nesta segunda-feira...

Grupos de gestantes promovem informação e cuidado integral para futuras mães

As gestantes de Videira contam com uma rede de...

Tremor de terra é registrado no litoral do Paraná e assusta moradores

Um tremor de terra de magnitude 2,4 foi registrado...

IFSC oferece 64 cursos técnicos com vagas em 15 cidades de SC

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) definiu que...

Epagri estuda técnicas de pulverização com drone em Videira

Uma das mais antigas unidades da Epagri em Santa...

Mascote do RBVerde é batizado como “Folhito” após quase 300 votos

O mascote do projeto RBVerde já tem nome definido....