Nesta segunda-feira (13), um avião monomotor de pequeno porte caiu sobre uma residência localizada no Setor Santos Dumont, em Goiânia, conforme informou o Corpo de Bombeiros. Um vídeo feito por uma testemunha no local mostra claramente a aeronave caída sobre a casa, que teve parte da sua estrutura severamente destruída.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
No vídeo é possível observar que o telhado e algumas vigas foram completamente destruídos pelo impacto, ficando espalhados sobre o monomotor.
Ainda de acordo com os bombeiros, a ocorrência segue em andamento, e a equipe foi informada que o avião está vazando combustível, o que exige cuidado redobrado.
Testemunhas relataram que o piloto, um homem com aproximadamente 60 anos, sofreu apenas escoriações leves. Ele estava sentado e consciente no momento em que os socorristas chegaram.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), sediado em Brasília, foram acionados para iniciar a apuração do acidente envolvendo a aeronave de matrícula PU-DNA.
Durante esta etapa inicial, os profissionais especializados aplicam técnicas específicas para coletar dados, preservar evidências, verificar danos causados à aeronave e ao imóvel, além de levantar informações relevantes para a investigação.
Sobre o avião
O avião envolvido é um monomotor anfíbio experimental, modelo Seamax M-22, fabricado em 2008. Registrada sob a matrícula PU-DNA, a aeronave tem capacidade para dois ocupantes: um piloto e um passageiro.
Classificada como construção amadora, a aeronave está autorizada somente para voos VFR diurnos, ou seja, voos visuais durante o dia. Seu peso máximo de decolagem é de 600 kg, e não está autorizada para transporte remunerado, como taxi aéreo.