A quinta-feira (06) será marcada pelo predomínio de tempo firme na maior parte de Santa Catarina, com poucas nuvens e possibilidade de chuva fraca e passageira no litoral, conforme a previsão do tempo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A partir da noite, a atuação de uma área de baixa pressão favorece a formação de temporais isolados no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, com risco baixo para ocorrências associadas.
No amanhecer, as temperaturas seguem baixas nas regiões de serra, com mínimas de 5°C. Nas demais áreas, os termômetros variam entre 12°C e 17°C.
Durante a tarde, a temperatura sobe e pode se aproximar dos 30°C no Grande Oeste, enquanto nas outras regiões os valores ficam entre 20°C e 25°C.
Os ventos sopram com maior intensidade no litoral, registrando rajadas de 50 a 70 km/h, predominantemente de sul. O mar permanece agitado, com ondas de 2,0 a 2,5 metros, mantendo o risco de alagamentos costeiros.
Na sexta-feira (07), a atmosfera se torna mais instável devido à intensificação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis, dando origem a uma intensa frente fria e a um Ciclone Extratropical sobre o mar.
O cenário favorece a formação de temporais com raios, vendavais, chuva intensa e granizo, elevando o risco para alto a muito alto em todas as regiões.
Entre a madrugada e a manhã, as instabilidades atingem principalmente áreas próximas ao RS, ganhando força entre a tarde e a noite, quando o risco aumenta em todo o estado, especialmente entre o Grande Oeste e o norte catarinense. O mar segue agitado, com ondas de sul/sudeste de 1,5 m a 2,5 m.
No sábado (08), embora a frente fria se afaste, o ciclone sobre o mar mantém o deslocamento de umidade, garantindo um dia de muitas nuvens e chuva a qualquer momento.
Os ventos sopram de sul, moderados a fortes, com rajadas que podem superar 80 km/h, especialmente no litoral e áreas serranas.
No domingo (09), o tempo volta a ficar firme em grande parte de Santa Catarina. No litoral, porém, ainda há condições de chuvas fracas e passageiras.
As temperaturas diminuem em todo o estado, com máximas que não passam dos 25°C.
Os dados sobre a previsão do tempo para Santa Catarina são da Defesa Civil – SC e da Epagri/Ciram.






