Vacina em dose única contra dengue é aprovada e chega ao SUS em 2026

Indicada para pessoas de 12 a 59 anos, a Butantan-DV apresentou 74,7% de eficácia contra dengue sintomática e 89% contra formas graves

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro da vacina da dengue Butantan-DV pela Anvisa. A expectativa é iniciar a vacinação gratuita pelo SUS em 2026, oferecendo proteção a milhões de brasileiros.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o Instituto Butantan, já existem 1 milhão de doses prontas para distribuição, e a projeção é alcançar mais de 30 milhões de unidades até meados do próximo ano. Este imunizante é o primeiro no mundo a ser aplicado em dose única.

Publicidade

“Hoje é um dia de alegria, de vitória da vacina, de vitória da ciência, de vitória da cooperação entre o SUS brasileiro e de suas instituições públicas que estão espalhadas pelo país, entre elas o Instituto Butantan”, declarou Padilha, destacando o alcance histórico do projeto.

A vacina foi aprovada para pessoas entre 12 e 59 anos, podendo a faixa etária ser ampliada no futuro, conforme novos estudos do fabricante.

Padilha, junto com o governador Tarcísio de Freitas, ressaltou a qualidade do imunizante:

“Sabemos já dos dados publicados, sabemos da segurança dessa vacina. Estamos falando de um hat-trick: é uma vacina 100% brasileira, tem capacidade de proteção ampla e é uma dose apenas”.

A Butantan-DV será incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI)

O Ministério da Saúde apresentará a novidade à Comissão Tripartite nesta quinta-feira (27), detalhando estratégias de aplicação nos estados e municípios.

“Queremos começar a utilização dessa vacina no começo do calendário vacinal de 2026”, afirmou Padilha.

Boletim Epidemiológico de Videira atualiza dados da dengue em julho
Foto: Divulgação

Em 2025, o Brasil registrou 866 mil casos de dengue e 1.108 mortes, segundo Priscilla Perdicaris, secretária-executiva da Saúde de São Paulo.

“Mesmo antes da aprovação, o Butantan correu para produzir 1 milhão de doses, porque sabíamos que eram estudos robustos e que seriam aprovados”. Ela reforçou: “Para nós que estamos na operação, isso muda completamente a história do jogo: facilita a logística e aumenta a adesão da população”.

O governador Tarcísio de Freitas enfatizou:

“Ser dose única vai nos ajudar muito do ponto de vista da logística e da cobertura vacinal. Infelizmente ainda perdemos muitas vidas para a dengue e é um cenário que vamos poder reverter rapidamente com uma vacina 100% brasileira”.

Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Pinheiro Safatle, também comemorou:

“O registro da vacina da dengue é uma fonte de orgulho não só para a Anvisa, mas para o país. Estamos avançando com o registro de uma tecnologia que é desenvolvida e feita nacionalmente pelo Instituto Butantan. Os resultados que serão apresentados em breve são muito bons. O trabalho que foi feito junto com o Butantan pela Anvisa foi fenomenal entre as duas equipes”. Ele lembrou ainda o apoio financeiro do BNDES e do Ministério da Saúde, com R$ 130 milhões destinados à pesquisa das fases 2 e 3.

Eficácia

A Butantan-DV utiliza tecnologia de vírus vivo atenuado, já comprovada em vacinas como tríplice viral, febre amarela e poliomielite.

Estudos publicados na The Lancet Infectious Diseases indicam eficácia global de 74,7% contra dengue sintomática e 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme.

A introdução da vacina promete reduzir casos graves de dengue, facilitar a logística vacinal e aumentar a cobertura em todo o Brasil.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria aumenta risco de temporais, chuva intensa e tornados no Sul

Uma frente fria intensa deve provocar uma mudança significativa...

Publicação Legal – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 118/2026 Concorrência n. 6/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Videira registram denúncias de possíveis irregularidades na propaganda eleitoral

Videira já registra duas denúncias de possíveis irregularidades na...

Caçador realiza 1ª Mostra Aberta de Dança no dia 2 de setembro

A cidade de Caçador será palco de um encontro...

PMRv apreende mais de 30 quilos de drogas durante abordagem em Água Doce

A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) apreendeu mais de 30...
00:10:00

Guardar vaga na rua é proibido e gera multa em Caçador

Colocar cones, cadeiras ou caixas de papelão no asfalto...

Eclipse lunar quase total cobre céu no Brasil e em três continentes

O céu da madrugada desta sexta-feira (28) entregou um...

Empreendedora de Videira conquista etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

A empreendedora Angela Zatta, de Videira, conquistou a etapa...