Procon alerta para alta no preço do material escolar

Órgão orienta pais e responsáveis a pesquisarem preços, ficarem atentos à lista escolar e reforça que escolas não podem exigir marcas nem materiais de uso coletivo

Com a proximidade do início do ano letivo, o Procon de Videira faz um alerta importante aos consumidores sobre o aumento nos preços dos materiais escolares em 2026. Em entrevista, o responsável pelo órgão no município, Daniel Argenta Coelho, destacou que o reajuste já vem sendo observado e que, em alguns casos, a diferença de valores entre estabelecimentos pode chegar a 100% para um mesmo produto.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Diante desse cenário, a principal orientação é que os pais e responsáveis realizem pesquisa de preços antes da compra, comparando valores entre diferentes lojas. “É fundamental pesquisar para pagar um valor mais condizente com aquilo que o consumidor está procurando, já que há variações muito grandes de preço”, explicou Argenta Coelho. Além disso, os consumidores são livres para escolher onde comprar, não havendo qualquer obrigação de adquirir os materiais em um estabelecimento específico.

Publicidade

Outro ponto reforçado pelo Procon de Videira é a legislação que proíbe escolas de solicitarem materiais de uso coletivo. Produtos como álcool gel, itens administrativos ou materiais que não sejam de uso individual do aluno não podem constar na lista escolar. Apenas materiais individuais, em quantidade adequada, podem ser exigidos pelas instituições de ensino.

O órgão também alerta que as escolas não podem indicar marcas específicas de materiais escolares. A escolha da marca é um direito do consumidor, que pode optar por aquela que melhor atenda às suas necessidades e ao seu orçamento. O mesmo vale para os estabelecimentos comerciais, que não podem impor marcas aos clientes.

Em caso de dúvidas ou irregularidades, o Procon orienta que os consumidores procurem o Procon de Videira, que está disponível para prestar esclarecimentos e garantir o cumprimento dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior e Fabiano Trindade | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

U2 confirma dois shows em São Paulo para março de 2027

A banda irlandesa U2 anunciou duas apresentações em São...
00:00:00

Dona de confeitaria é presa após cliente encontrar rato morto em bolo

Proprietária foi detida em Porto Alegre após cliente consumir parte de bolo que continha um roedor morto; estabelecimentos foram interditados.

Festa da Padroeira de Ibiam terá programação especial

A Capela Mãe do Salvador, localizada no município de...

Jornalista de Blumenau, Nathan Neumann assume comando da Comunicação de SC

Jornalista catarinense, que atuava como secretário adjunto, assume oficialmente a liderança da pasta de comunicação do governo estadual.

Pinheiro Preto conquista títulos masculino e feminino no CCEF 15/17 anos

A E.E.B. Maura de Senna Pereira conquistou os títulos masculino e feminino na etapa microrregional do CCEF 15/17.

Cobalchini pode conquistar vaga na Câmara após disputa judicial

O deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) pode conquistar uma...

FAB impõe sigilo de 100 anos a lista de passageiros de jato de Daniel Vorcaro

Comando da Aeronáutica nega acesso a dados de voo sob justificativa de proteção à privacidade dos passageiros.