Tangará celebra uma das melhores safras de frutas de caroço

Entre as frutas colhidas estão o pêssego e a ameixa, que tiveram excelente produtividade graças a um inverno com bom acúmulo de frio

A safra de frutas de caroço na região de Tangará está chegando à sua fase final de colheita, e os resultados surpreenderam positivamente os produtores locais. Tanto a qualidade quanto a quantidade de frutos superaram as expectativas, refletindo um trabalho cuidadoso no manejo e a influência de um clima favorável, mesmo com episódios isolados de granizo que ocorreram durante o ciclo de produção.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre as frutas mais colhidas nesta temporada estão o pêssego e a ameixa, variedades de caroço que movimentam fortemente os produtores locais nesta época do ano.

Publicidade

Para entender melhor as expectativas da safra e os impactos climáticos sobre a produção, a equipe do Portal RBV conversou com Eduardo Zago, responsável pela EPAGRI de Tangará.

Segundo ele, “no município de Tangará está finalizada a colheita das frutas de caroço, variedades mais tardias de pêssego e de ameixa, e com certeza é uma das maiores safras dos últimos anos em quesito de volume.”

O especialista destacou a influência do clima nos resultados positivos.

“O clima influenciou muito, porque tivemos um inverno com bom acúmulo de frio, unidades de frio bem acima da média, e é o principal fator no quesito de aumento da produtividade das frutas. O limitante sempre é a quantidade de frio. Então, como tivemos o inverno no ano de 2025 com bons acúmulos, isso refletiu em bom material de florescimento e também altas produtividades.”

Ele ainda ressaltou que, mesmo com eventos de granizo durante o ciclo, a produção manteve-se elevada.

Em relação às orientações pós-colheita, Eduardo reforça que os produtores não podem interromper os tratamentos fitossanitários, combatendo doenças foliares, como a ferrugem, e pragas, como o pior de São José.

“Nesse pós-colheita, o agricultor deve continuar com os tratamentos para garantir maior acúmulo de reservas na planta, um bom florescimento no próximo ciclo e também realizar a poda verde, mantendo o pulmar em dia no manejo fitotécnico”, explica.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Sabrina Cordeiro

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira terá chuva e risco de temporais isolados em SC

A quarta-feira (15) será marcada pela influência da circulação...

Obras para nova rótula na rodovia Honorino Moro já estão em andamento

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Curso Ação Jovem Rural reúne 29 jovens em nova formação no CETREVI

Foi realizada na terça-feira, 14 de abril, no CETREVI,...

Lula diz que Ancelotti o perguntou sobre Neymar na Seleção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que...

Audiência pública debate população em situação de rua em Videira

A Prefeitura de Videira promoveu, na noite desta segunda-feira...

Projeto de Lei trata do uso de bicicletas elétricas, autopropelidos e ciclomotores

A Prefeitura de Caçador encaminhou à Câmara Municipal um...

Legislativo de Videira analisa pauta com saúde, obras e educação

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira...