Frio fora de época: entenda a causa e quando o calor retorna

Segundo a Climatempo, o padrão atmosférico que tem limitado a elevação das temperaturas deve persistir pelo menos até o fim desta semana

O verão de 2026 segue com características mais próximas do outono em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Madrugadas frias, tardes amenas e sensação térmica abaixo da média histórica para janeiro continuam sendo registradas em diversas regiões, surpreendendo moradores e turistas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo a Climatempo, o padrão atmosférico que tem limitado a elevação das temperaturas deve persistir pelo menos até o fim desta semana. A expectativa é de que os termômetros apresentem apenas uma recuperação gradual nos próximos dias, sem retorno imediato do calor típico da estação.

Publicidade

A mudança no tempo teve início com a passagem de uma frente fria mais intensa do que o normal para este período do ano. Esse sistema avançou acompanhado de ar frio de origem polar e encontrou condições favoráveis para se manter sobre o país, como grande cobertura de nuvens, chuva frequente em áreas do Sudeste e ventos que dificultam o aquecimento ao longo do dia.

No Sudeste, o cenário segue chamando atenção especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em cidades paulistas, incluindo a capital, as manhãs continuam frias para janeiro, enquanto as temperaturas máximas permanecem abaixo da média. Mesmo quando o sol aparece, ele surge entre nuvens e por intervalos curtos, o que limita a elevação térmica.

No Sul do país, o frio fora de época também se destaca, sobretudo nas regiões de maior altitude. Áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina seguem registrando madrugadas com temperaturas bem abaixo do esperado para janeiro. Mesmo durante o dia, o aquecimento é limitado em cidades próximas às serras, enquanto no interior e no oeste as tardes ficam um pouco mais quentes, ainda sem calor intenso.

Em Porto Alegre (RS), o tempo firme predomina nos próximos dias. A capital gaúcha terá sol e céu aberto ou com poucas nuvens, sem previsão de chuva. As mínimas variam entre 17°C e 20°C, enquanto as máximas podem alcançar entre 29°C e 30°C.

Em Florianópolis (SC), a quinta-feira ainda apresenta sol entre nuvens e chuva passageira, mas a instabilidade perde força na sequência. A tendência é de períodos com aberturas de sol, aumento ocasional da nebulosidade e pancadas isoladas, principalmente à noite, sem volumes significativos. As temperaturas ficam entre 17°C e 28°C, com sensação de abafamento em parte das tardes.

Já em Curitiba (PR), o tempo permanece mais fechado. A previsão indica nevoeiro nas primeiras horas do dia, sol entre nuvens pela manhã e chuva fraca e isolada no fim do dia e à noite. No fim de semana, o céu segue com muitas nuvens e poucas aberturas de sol. As mínimas variam entre 13°C e 15°C, e as máximas ficam entre 22°C e 26°C, com alta umidade reforçando a sensação de frio úmido.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sebrae/SC realiza encontros do ALI Produtividade em Canoinhas e Fraiburgo

A Gerência Regional Centro-Norte do Sebrae/SC realizou, nos dias...

Tempo instável persiste em Santa Catarina nesta terça-feira

Santa Catarina permanece com o tempo instável nesta terça-feira...

Câmara de Videira reforça segurança após situação durante sessão

A Câmara de Vereadores de Videira está adotando novas...

Segundo turno das eleições: campanha eleitoral recomeça nesta segunda-feira

Candidatos ao segundo turno das eleições gerais retomam as atividades de campanha a partir desta segunda-feira.

Atletismo de Videira tem destaque na Olesc

Videira teve uma participação de destaque no atletismo da...

Petição para homenagear Lito Sousa passa de 20 mil assinaturas

Uma petição criada na internet para homenagear Joselito Geraldo...

Justiça mantém pena de 20 anos para mulher que matou marido e escondeu corpo em freezer

A condenação da mulher denunciada pelo Ministério Público de...