Cerca de 200 participantes, entre produtores de uva e vinho, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e profissionais do setor vitícola, participaram do dia de campo promovido pela Epagri em Videira. O evento teve como objetivo apresentar técnicas modernas de cultivo, manejo fitossanitário e produção sustentável de uvas viníferas, reforçando o papel da pesquisa aplicada para o desenvolvimento do setor.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o encontro, a equipe da Epagri realizou demonstrações práticas, mostrando o manejo das plantas desde a poda até a colheita, além de orientações sobre tratamentos fitossanitários, prevenção de doenças, controle de pragas e soluções para desafios comuns da viticultura.
O agrônomo e diretor de pesquisas da Epagri, Roney Dorow, destacou:
“Um dia de campo como esse realizado em Videira neste momento, que traz o que existe de mais moderno em termos de tecnologia para a uva vinífera, tem um significado muito especial que mostra que a Epagri consegue antecipar o futuro para o produtor rural”.
Veja também
Especialistas orientam cuidados com atividade física e alimentação no verão
Fim das cotas raciais em SC é sancionado pelo governador Jorginho Mello
Ele ainda reforçou a importância das novas variedades de uvas resistentes a doenças, com menor uso de agrotóxicos e adaptadas a mudanças climáticas:
“Vocês vejam, nós temos tecnologias geradas na Europa que estão mudando a viticultura lá, e estamos trazendo essas novidades para os viticultores do sul do Brasil”.

Inovações técnicas e variedades de alto desempenho
O gerente da Estação Experimental de Videira, André Kulkamp de Souza, ressaltou que o evento é estratégico para o setor catarinense e nacional, permitindo a produção de uvas de alta qualidade enológica com redução de custos.
Novas variedades, desenvolvidas pela Epagri, UFSCar e em parceria com o Instituto Alemão, foram apresentadas, mostrando alto rendimento, resistência a doenças e potencial para vinhos de qualidade superior.
Além das práticas agrícolas, os participantes puderam degustar vinhos produzidos com essas uvas.
O pesquisador Vinícius Caliari explicou:
“Não adianta a variedade ser resistente e produtiva se ela não se representa bem na taça. Os vinhos Calares Blanque e Felícia são frescos, agradáveis e têm características sensoriais distintas, ideais para dias quentes. Produzimos lotes pequenos que logo se esgotam, e em breve estarão disponíveis para comercialização”.
O dia de campo em Videira reforça o compromisso da Epagri em unir pesquisa, inovação e aplicação prática, preparando os produtores para uma viticultura moderna, sustentável e competitiva.




