Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tensão no Oriente Médio coloca exportações brasileiras em alerta

Além da crise no agro, o conflito no Oriente Médio pode encarecer petróleo e frete, pressionando os custos do setor

A escalada do conflito envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos aumenta a incerteza sobre o fluxo de alimentos para o Oriente Médio e deixa o agronegócio brasileiro em estado de atenção redobrada, especialmente no setor de carnes de frango, um dos principais produtos exportados para a região. O setor acompanha de perto a situação, preocupado mais com logística do que com a demanda imediata.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), compilados pela CNN, mostram que produtos agropecuários representam uma fatia significativa das vendas brasileiras para a região.

Publicidade

O milho não moído, exceto milho doce, responde por 20,8% das exportações.

Açúcares e melaços somam 17,4%, enquanto carnes de aves frescas, refrigeradas ou congeladas correspondem a 14,5%.

Carne bovina (6,8%), farelo de soja (4,3%), animais vivos (3,9%), café não torrado (2,4%) e soja (2,3%) completam a pauta.

O frango se mantém como um dos três principais produtos exportados, destacando a importância do setor para o comércio brasileiro na região, que é altamente dependente de importações e sensível a riscos logísticos.

Logística em risco

O maior desafio atual não está na demanda, mas na logística. O Oriente Médio concentra rotas estratégicas do comércio global, como o Estreito de Ormuz e o Mar Vermelho, essenciais para o transporte de alimentos, energia e insumos. Um possível agravamento do conflito pode afetar fretes, seguros marítimos e prazos de entrega.

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) informou que acompanha atentamente os desdobramentos.

“A ABPA e suas associadas estão mapeando e monitorando os pontos críticos à logística na área influenciada pelo conflito. Neste momento, o setor analisa rotas alternativas que foram utilizadas em outras ocasiões de crises na região. Vale ressaltar que não há embarques significativos de carne de frango para o Irã”, disse a associação.

Tensão no Oriente Médio coloca exportações brasileiras em alerta
Foto: Agência Brasil

Impactos indiretos para o agro

Embora o risco direto sobre contratos seja limitado, a crise pode gerar efeitos indiretos, como aumento do preço do petróleo, encarecimento do combustível marítimo (bunker), reajuste de prêmios de seguro e necessidade de desvios de rota.

Para o frango brasileiro, que já opera com margens ajustadas, qualquer aumento nos custos logísticos ou atraso na entrega pode comprometer a competitividade internacional.

O milho e o açúcar, outros produtos-chave para a região, também estão expostos à volatilidade cambial e aos custos de frete.

Segundo análises da Farmnews, crises geopolíticas tendem a aumentar a imprevisibilidade operacional, mas não necessariamente reduzem a demanda por alimentos.

No curto prazo, o foco do setor está na gestão de rotas e custos; no médio prazo, os preços do petróleo e do frete marítimo vão determinar o impacto real sobre o agronegócio brasileiro.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quinta-feira começa instável e pode ter temporais em Santa Catarina

A quinta-feira (12) começa com tempo instável em Santa...

Erika Hilton assume como primeira presidente trans da Comissão da Mulher

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) alcançou um marco...

VÍDEOS: PM de Caçador procura suspeitos por furtos em residências

O comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, major...

Campanha da RBV Rádios convida público a escolher nome do mascote do RBVerde

O meio ambiente é um dos principais temas quando...

Mais Lidas da semana

Briga entre casal termina com homem com faca cravada na barriga

Uma mulher de 38 anos foi detida nesta quarta-feira...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

VÍDEO: Forças de segurança se reúnem para falar das motos elétricas

A explosão de vendas e circulação das motos elétricas...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

Crescimento de casos de violência contra a mulher preocupa autoridades em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina reforçou um alerta...

Outros Tópicos Interessantes