Em Dom Feliciano, município gaúcho conhecido pela agricultura e pecuária, uma abóbora gigante chamou atenção durante a Festa da Uva, realizada no último fim de semana no Centro de Eventos Almirante Negro. A hortaliça impressionou pelo tamanho, despertando curiosidade de visitantes e moradores.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A abóbora é da variedade moranga e foi cultivada por Antônio Carlos Martins de Queiroz entre setembro de 2025 e janeiro de 2026.
O agricultor conta que o plantio tinha como objetivo o consumo da família e a venda, mas surpreendeu pelo tamanho das colheitas.
A maior unidade atingiu quase 2 metros de diâmetro e 62 quilos, enquanto outras pesaram entre 30 e 50 quilos.
Veja também
Brasil bateu recorde de importação de fertilizantes em 2025
Preços no mercado de Videira caem em janeiro, mas ainda estão quase 7% mais caros que 2025
Para transportá-las, Antônio contou com a ajuda da esposa, Tati Queiroz, e do tio, José Ogiba, usando um reboque de trator.
“Eu trabalho na roça desde pequeno, quando acompanhava o meu pai, e é a primeira vez que vejo abóboras desse tamanho. Não fiz nada de diferente durante o cultivo para que crescessem tanto, apenas o cuidado diário e a adubação”, diz o produtor.

Sementes distribuídas e incentivo ao cultivo
Com a repercussão, Antônio decidiu doar parte das abóboras para famílias do município e retirar sementes da unidade maior para distribuir a outros produtores, incentivando o cultivo.
Ele também pretende superar seu próprio recorde na próxima safra e o município já pensa em criar um campeonato da maior abóbora em 2027.
“A nossa cidade é pequena, e as pessoas são unidas. Não vou cobrar nada. Quero que mais pessoas comecem a produção. E, para quem quiser fazer geleias e doces, vou doar também”, finaliza o agricultor.




