A partir desta segunda-feira (2), os turistas que desejam seguir a tradição de jogar uma moeda na Fontana di Trevi, em Roma, precisarão desembolsar 2 euros (cerca de R$ 12,44). A cobrança foi implementada para reduzir o turismo excessivo e ajudar a financiar a manutenção desse icônico monumento italiano, que é um dos mais visitados do mundo.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A taxa se aplica apenas aos visitantes que descem as escadas de pedra para se aproximar da bacia da fonte, onde é possível jogar a moeda e fazer o seu pedido.
Aqueles que permanecerem na praça ao redor, que oferece vistas panorâmicas do marco histórico, continuam a ter acesso gratuito.
Regras, horários e isenções
Segundo as normas anunciadas em dezembro de 2025, a cobrança será feita das 11h30 às 22h nos dias úteis e das 9h às 22h nos finais de semana.
Moradores de Roma, pessoas com deficiência e seus acompanhantes, além de crianças menores de 6 anos, estão isentos da taxa.
“Eu não sabia que tínhamos que pagar, mas não tenho problema com isso”, comentou a turista argentina Valentina De Vicentis, uma das primeiras a se deparar com a nova regra. Ela destacou: “Tem menos gente aqui, então acho isso bom, porque senão fica muita gente e você não consegue tirar fotos nem ficar (por muito) tempo e aproveitar.”
História, tradição
A Fontana di Trevi é famosa mundialmente pela tradição de jogar uma moeda na água para garantir o retorno a Roma. Imortalizada na icônica cena do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini, a fonte mostra Anita Ekberg chamando Marcello Mastroianni: “Marcello! Venha aqui!”
Concluída em 1762 e alimentada por um antigo aqueduto romano, a obra-prima do Barroco retrata Oceano, deus de todas as águas, simbolizando os estados de ânimo dos mares e rios do mundo.

Visitas
Entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, mais de 10 milhões de pessoas visitaram a fonte, período marcado pelo Ano Santo Católico, que atraiu cerca de 33,5 milhões de peregrinos a Roma.
Com o crescimento do turismo em Roma e na Itália, taxas de visitantes têm sido introduzidas em diversos pontos culturais, como o Panteão de Roma, Veneza na alta temporada e, temporariamente, o pátio de Verona associado a “Romeu e Julieta”.




