SC realiza 2º Simulado Estadual de Gestão de Desastres

Ação ocorre em 1º de março e busca fortalecer a gestão municipal da Defesa Civil e a integração com o Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina realiza no dia 1º de março o 2º Simulado Estadual de Gestão de Desastres, mobilizando municípios de todas as regiões para fortalecer a organização e a preparação diante de situações de emergência.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Paulo César Gaiovis, a iniciativa tem como principal objetivo aprimorar a organização municipal, especialmente no que diz respeito à parte documental exigida pelo Estado. Durante a atividade, os municípios recebem orientações sobre como elaborar corretamente o decreto de situação de emergência — incluindo modelo, conteúdo e forma adequada de preenchimento.

Publicidade

Outro foco importante do simulado é a aplicação de ferramentas de gestão de desastres, como o SSO (Sistema de Comando e Operações), também conhecido em algumas localidades como Sistema de Comando de Incidentes. A metodologia é adotada em nível estadual e busca padronizar procedimentos, garantindo que municípios e Estado atuem de forma integrada em ocorrências de grande vulto.

Gaiovis explica que, quando há necessidade de apoio, órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, IGP, Epagri, Cidasc, além de secretarias como Educação e Saúde, passam a atuar de maneira coordenada, utilizando a mesma metodologia de comando e organização. Essa padronização facilita a logística e a resolução das demandas durante eventos adversos.

O simulado também orienta os municípios sobre os itens de assistência humanitária disponibilizados pelo Estado em casos de eventos súbitos ou desastres, explicando as regras para concessão e o procedimento correto para solicitação. Atualmente, o Estado tem conseguido realizar entregas, em média, entre 36 e 48 horas após o evento, prazo que depende diretamente da qualidade e agilidade da solicitação encaminhada pelo município.

Na região da Amarp conforme o coordenador regional da Defesa Civil, até esta quarta-feira (18), 14 dos 15 municípios já estavam oficialmente inscritos. O único que ainda não formalizou a inscrição enfrenta apenas questão documental, mas confirmou participação. Assim, a expectativa é de adesão total dos municípios da região.

“A relação entre Estado e municípios da Amarp é considerada positiva e colaborativa, com fluxo constante de informações e apoio mútuo entre coordenadores municipais de Defesa Civil e a equipe estadual. Além de fortalecer a gestão e a organização municipal, o simulado estimula o envolvimento da sociedade, de entidades e de órgãos municipais e estaduais. A participação também gera pontuação junto à Secretaria, o que pode contribuir para o recebimento de benefícios e itens futuros”, declara Gaiovis.

A menos de dez dias da realização, a expectativa é de que o 2º Simulado Estadual de Gestão de Desastres seja um sucesso, especialmente pelo engajamento dos prefeitos e coordenadores municipais, considerados peças-chave na organização da Defesa Civil nos municípios.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Redução da jornada pode inviabilizar atividades industriais, alerta Fiesc

A proposta de redução da jornada de trabalho no...
00:01:26

Obras na rodovia entre Iomerê e Treze Tílias avançam; pista deve ser liberada hoje

As obras de reconstrução da SC-355, no trecho da...

Caçadorense segue desaparecido e figura nos avisos da Polícia Militar de SC

O caçadorense João Pedro Ferreira Neves, de 19 anos,...

Picanha brasileira é eleita o 15º melhor prato do mundo

O sabor da picanha brasileira conquistou destaque internacional. Segundo...

Artemis II inicia retorno à Terra após sobrevoar lado oculto da Lua

A missão Artemis II, da NASA, entrou na fase...

Bombeiros Voluntários orientam sobre remoção de vespas e abelhas

Os Bombeiros Voluntários de Caçador têm registrado alta demanda...

Acidente em Tangará deixa mulher ferida durante ultrapassagem

Uma mulher ficou ferida após se envolver em um...