Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Escala 6×1: quem pagará a conta da jornada reduzida?

Gilberto Seleme, presidente da Federação das Indústrias (FIESC)

A indústria catarinense mantém o compromisso histórico de buscar a melhoria das condições de trabalho e o bem-estar de quem produz. No entanto, é preciso coragem para dizer o que muitos evitam: o debate sobre o fim da jornada 6×1 está sendo perigosamente contaminado por interesses eleitorais. Não se pode misturar uma mudança de tamanha magnitude estrutural com o oportunismo de quem busca popularidade digital ou dividendos nas urnas. O real interesse do Brasil — que é o crescimento sustentável — é muito diferente da pressa daqueles que visam apenas a próxima eleição.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Como já manifestado publicamente pelo setor produtivo em diversas oportunidades, redução da jornada sem redução de salários só é viável sob duas premissas fundamentais: o aumento real da produtividade e a livre negociação. A Reforma Trabalhista de 2017 já oferece os instrumentos para que empregadores e empregados ajustem suas realidades. Onde há tecnologia e escala, a redução já acontece de forma negociada. Contudo, em Santa Catarina, 86% dos trabalhadores industriais (806 mil pessoas) ainda operam em regime de 44 horas semanais. Isso não é uma “escolha” arbitrária dos empresários, mas o reflexo das duras condições competitivas a que estamos expostos.

Publicidade

O cenário internacional é de guerra comercial e protecionismo, simbolizado pelo “tarifaço” nos EUA e pela agressividade produtiva de gigantes asiáticos e vizinhos como o México, que mantêm jornadas de 48 horas ou mais. Alemanha, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Argentina e Uruguai permitem jornadas de 48 horas. A Suíça, de 50. Ignorar isso é condenar a indústria nacional. A CNI projeta um impacto de R$ 179 bilhões ao setor produtivo e de R$ 150 bilhões ao setor público, elevando o custo do emprego em 25%. O resultado? Alta nos preços ao consumidor, informalidade e, no fim das contas, o desemprego.

Por isso, pedimos a compreensão da sociedade para a complexidade deste tema, que não cabe em frases de efeito. Pedimos lucidez aos parlamentares: a gravidade do assunto exige responsabilidade técnica, não populismo. E convocamos os empresários para que nos apoiem no esclarecimento aos trabalhadores, políticos e opinião pública.

Não pode haver açodamento na aprovação de uma medida que ameaça a sustentabilidade dos negócios. Um debate com este impacto não pode ser embalado por conveniências eleitorais, sob o risco de hipotecarmos o futuro dos empregos formais no Brasil em troca de promessas que a conta da realidade jamais permitirá pagar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ascom Fiesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ibiam assina contrato inédito para loteamento social

O prefeito de Camilo Gatti anunciou na quarta-feira (18)...

Estão abertas as inscrições para a 5ª Corrida e Caminhada da Uva em Videira

A 5ª edição da Corrida e Caminhada da Uva...

Caçador deve decretar emergência econômica devido a crise da cebola

Uma reunião realizada no gabinete do prefeito Alencar Mendes,...

Justiça confirma condenação de canil clandestino em SC

A Justiça de Santa Catarina confirmou a condenação de...

Greve geral na Argentina causa transtornos no Brasil

A greve geral contra a reforma trabalhista na Argentina...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Outros Tópicos Interessantes