Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Projeto Musas transforma histórias de superação em arte

A mostra na Câmara de Caçador é idealizada pela artista Marian Volpe e dedicada a mulheres atendidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer

A Câmara Municipal de Caçador recebe, até o dia 27 de fevereiro, a exposição fotográfica “Projeto Musas”, idealizada pela artista visual e fotógrafa Marian Volpe. A abertura oficial aconteceu na tarde da quarta-feira (18), no Espaço Cultural Vereador Almir João Binotto, com a presença de representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador, mulheres que superaram o câncer e convidados da artista.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A mostra é dedicada a mulheres atendidas pela Rede Feminina que, embora compartilhem a experiência da doença e o propósito da cura, existem para além do diagnóstico. Nas imagens, elas assumem o protagonismo como musas, revelando diferentes expressões, talentos e dons.

Publicidade

Segundo Marian, o projeto nasceu do desejo de unir arte e causa social. “A ideia é promover a Rede Feminina, o serviço que as voluntárias prestam às mulheres acometidas pela doença. Mas, apesar de todas terem o mesmo diagnóstico, esse não é o foco da exposição. Queremos falar sobre as outras versões dessas mulheres, a essência de cada uma”, explica.

Ela destaca que cada participante representa uma musa diferente, da poesia, da música, das artes, reforçando que a verdadeira identidade de cada pessoa vai além de um diagnóstico ou profissão. “Quando pensamos em quem somos de verdade, não é um diagnóstico, nem o que temos, mas quem somos intimamente, nossos sonhos e desejos. A arte tem o poder de transformar vidas e revelar novas versões de nós mesmos”, completa.

A presidente da Rede Feminina, Sirlei Casagrande, ressaltou a importância da iniciativa para valorizar o trabalho desenvolvido pela entidade e pelas mulheres atendidas. “Estamos felizes e gratas por essa realização. Agradecemos especialmente à Câmara por ceder esse espaço, que é muito importante para nós. É um trabalho inédito que mostra um pouco da atuação da Rede e do grupo Força Rosa”, afirmou, convidando a comunidade a prestigiar a exposição.

Uma das homenageadas é Marivone Sorgatto, que descobriu o câncer de mama em 2023. Após cirurgia, quimioterapia e radioterapia, hoje está em fase de acompanhamento. Para ela, o momento é de celebração. “Hoje é para celebrar a nossa cura. A maioria das participantes já está curada e em acompanhamento. É uma valorização que nos faz sentir amadas. A mensagem que deixo é para que não desanimem. O tratamento é difícil, mas com fé, apoio da família e amigos, é possível vencer”, declarou.

A ex-presidente da Rede Feminina e voluntária, Laura Colpini, também convidou a população a visitar a mostra. Para ela, a exposição evidencia o trabalho realizado pela entidade e reforça que a mulher precisa ser cuidada e amada, pois carinho e amor também fazem parte do processo de cura.

A exposição conta com 14 obras fotográficas, três banners explicativos e um espaço interativo. A visitação é gratuita e aberta ao público no espaço cultural da Câmara até o dia 27 de fevereiro, das 13h às 19h.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Câmara

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ibiam assina contrato inédito para loteamento social

O prefeito de Camilo Gatti anunciou na quarta-feira (18)...

Estão abertas as inscrições para a 5ª Corrida e Caminhada da Uva em Videira

A 5ª edição da Corrida e Caminhada da Uva...

Caçador deve decretar emergência econômica devido a crise da cebola

Uma reunião realizada no gabinete do prefeito Alencar Mendes,...

Justiça confirma condenação de canil clandestino em SC

A Justiça de Santa Catarina confirmou a condenação de...

Greve geral na Argentina causa transtornos no Brasil

A greve geral contra a reforma trabalhista na Argentina...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Outros Tópicos Interessantes