Empresa é condenada após arrombar casa de ex-funcionário em SC

A casa arrombada havia sido cedida pela própria empresa ao funcionário durante o período de trabalho

Uma decisão recente do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) determinou que uma empresa indenize um ex-empregado após invadir a casa funcional onde ele residia e retirar seus bens sem autorização. O episódio aconteceu no município de Pedras Grandes, localizado no Sul do estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O trabalhador, que exercia a função de serralheiro, deixou a Bahia para assumir uma vaga em uma companhia do ramo farmacêutico em Santa Catarina.

Publicidade

Ele permaneceu na empresa por aproximadamente dois anos.

Depois do encerramento do contrato de trabalho, continuou morando no imóvel disponibilizado pela empregadora por mais seis meses, enquanto buscava uma solução negociada para a desocupação do local.

Entretanto, diante da ausência de acordo formal para a entrega voluntária da residência, a empresa decidiu agir por conta própria.

Em um dia em que o ex-funcionário estava ausente, representantes da companhia trocaram as fechaduras da casa, retiraram todos os pertences pessoais e os deixaram do lado de fora. Além disso, contrataram um segurança particular para impedir que ele retornasse ao imóvel.

O trabalhador também relatou que escutou ameaças, incluindo a afirmação de que deveria sair da residência “senão ia acontecer coisa pior”. A declaração reforçou a alegação de constrangimento e abuso.

Justiça reconhece excesso e mantém indenização

Na contestação, a empresa sustentou que apenas exerceu o direito de retomar a posse do imóvel, já que a propriedade lhe pertencia e o vínculo empregatício havia sido encerrado. Contudo, a Justiça do Trabalho entendeu de forma diferente.

O processo foi inicialmente analisado pelo juiz Ricardo Kock Nunes, da 1ª Vara do Trabalho de Tubarão.

O magistrado reconheceu que, embora a empresa tivesse direito à retomada do imóvel, extrapolou os limites da razoabilidade ao arrombar a residência e expor os objetos pessoais do ex-funcionário. Por isso, fixou indenização por danos morais no valor de R$ 2 mil.

Posteriormente, a companhia apresentou recurso. No entanto, a 3ª Turma do TRT-SC manteve a sentença. O relator, desembargador José Ernesto Manzi, enfatizou que a controvérsia não envolvia o direito de propriedade, mas sim a forma adotada para realizar a desocupação.

Segundo o entendimento do colegiado, as provas indicaram que a ação ocorreu de maneira vexatória e sem a presença do trabalhador, caracterizando tratamento humilhante e ofensivo à dignidade da pessoa humana. Mesmo após nova tentativa de reverter a decisão, a empresa voltou a recorrer.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Oeste Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira será palco de grandes eventos de astronomia em julho de 2026

Em julho de 2026, o município de Videira se...

Santa Catarina já ultrapassa 200 toneladas de tainha capturadas em 2026

A safra da tainha deste ano vem superando expectativas...

Audiência Pública debate números de Caçador no 1º quadrimestre

As despesas e investimentos do Município de Caçador, referentes...

SC tem quatro presos foragidos em menos de uma semana

Um preso da Penitenciária Estadual de Florianópolis fugiu na...

Violista de Joaçaba participa de clipe com vocalista do Iron Maiden

O talento musical de Joaçaba ganhou projeção internacional por...

RBV Notícias Videira e Tangará – 27/05/2026 – Edição 1559

https://www.youtube.com/watch?v=uo89dykOd_8

RBVERDE movimenta Canoinhas com saúde e sustentabilidade

O município de Canoinhas recebe no dia 6 de...

RBVERDE movimenta Capinzal com ações ambientais e atrações para a família

O município de Capinzal receberá a 5ª edição do...