Fevereiro Laranja destaca importância da doação de medula

Em Santa Catarina, o cadastro de voluntários é realizado pelo HEMOSC, e podem se inscrever pessoas entre 18 e 35 anos

A campanha Fevereiro Laranja mobiliza a população para ampliar a conscientização sobre a leucemia e destacar a importância da doação de medula óssea. O dado chama a atenção: a probabilidade de encontrar um doador compatível é de aproximadamente uma em 100 mil. Por isso, cada novo cadastro pode significar a diferença entre a vida e a morte para pacientes que aguardam transplante.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A leucemia é um tipo de câncer que compromete o sangue e a medula óssea, podendo atingir crianças, jovens, adultos e idosos.

Publicidade

Em situações mais graves, o transplante de medula óssea se torna a principal alternativa de tratamento.

Entretanto, quando não há compatibilidade entre familiares, a busca por um doador se estende aos registros estaduais, nacionais e até internacionais.

Em Santa Catarina, o trabalho de conscientização e captação de voluntários é realizado pelo HEMOSC (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina), que integra os dados ao REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

Importância do cadastro e diagnóstico precoce

Segundo a colaboradora do setor de captação de doadores do HEMOSC, Janaína Tedesco, o objetivo da campanha é ampliar o conhecimento da população e incentivar novos voluntários.

“Para ser compatível com alguém, a chance é de cerca de uma em 100 mil. Por isso, quanto maior o número de voluntários cadastrados, maiores são as possibilidades de encontrar um doador para quem precisa”, explica Janaína. Ela também reforça a importância de manter os dados sempre atualizados junto ao HEMOSC.

Podem se cadastrar pessoas entre 18 e 35 anos, apresentando documento oficial com foto. No momento do cadastro, é coletada uma pequena amostra de sangue para análise de compatibilidade genética.

Caso haja identificação de compatibilidade futura, o voluntário será contatado e acompanhado por equipe médica durante todo o processo.

Além do incentivo à doação, a campanha alerta para os sintomas da doença.

De acordo com a gerente técnica do CEPON (Centro de Pesquisas Oncológicas), doutora Mary Anne Taves, a atenção aos sinais pode aumentar as chances de sucesso no tratamento.

“Não existem exames preventivos para leucemia. Por isso, reconhecer os sintomas e procurar atendimento médico precocemente permite iniciar o tratamento mais rapidamente, o que aumenta as chances de controle da doença e de uma vida saudável após o tratamento”, destaca.

Os sintomas incluem

  • anemia persistente,
  • cansaço extremo,
  • sangramentos,
  • febre prolongada e
  • perda de peso.

Enquanto algumas formas crônicas podem ser controladas com medicamentos, as leucemias agudas exigem tratamento imediato, podendo envolver quimioterapia intensiva e transplante.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Repórter Araceli Tomazi

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Napoli/Prefeitura de Caçador conquista acesso à Superliga B de vôlei feminino

O Napoli/Prefeitura de Caçador conquistou o acesso à Superliga...

Brusque x Paysandu é suspenso por problemas na arquibancada e será retomado sem público

O confronto entre Brusque e Paysandu, pela última rodada...

Incêndio de grandes proporções atinge igreja matriz em Treze de Maio

Um incêndio de grandes proporções atingiu a Igreja Matriz...

Motorista fica preso após Fiat Strada bater contra poste em Porto União

Um motorista ficou preso dentro de um veículo Fiat...

PMSC forma 948 novos soldados temporários em Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou 948...

Corpo de Bombeiros de Videira registra 739 atendimentos em setembro

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira registrou 739...

Candidatos do 2º turno não podem ser presos a partir deste sábado (10)

As candidatas e os candidatos que disputam o segundo...