Quinta-feira começa instável e pode ter temporais em Santa Catarina

O dia poderá ter raios, vento e granizo. Instabilidade diminui na sexta e fim de semana terá sol e calor

A quinta-feira (12) começa com tempo instável em Santa Catarina, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, onde já há condições para chuva desde as primeiras horas do dia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A partir da tarde, a instabilidade ganha força em todo o estado devido à atuação de um sistema de baixa pressão no RS, combinado ao aquecimento ao longo do dia. Com isso, há previsão de temporais isolados em todas as regiões catarinenses, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Publicidade

O risco é baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 17°C e 23°C na maior parte do estado. Nos Planaltos, os termômetros marcam valores mais baixos, entre 12°C e 15°C.

Durante a tarde, as temperaturas máximas permanecem elevadas, variando entre 27°C e 32°C no Grande Oeste e no Litoral Sul, enquanto nas demais regiões ficam entre 20°C e 26°C, com sensação de ar abafado.

Sexta-feira terá temporais mais isolados

Na sexta-feira (13), o deslocamento do sistema de baixa pressão para o oceano reduz a instabilidade em Santa Catarina. Mesmo assim, ainda podem ocorrer temporais isolados, favorecidos pelo calor e pela umidade.

No Litoral, a presença de nuvens será maior, com condição para chuva fraca ao longo do dia. O risco para ocorrências relacionadas ao tempo permanece baixo.

As mínimas no amanhecer ficam entre 11°C e 15°C nos Planaltos, 16°C e 19°C no Grande Oeste e 19°C a 24°C no Litoral e Vale do Itajaí.

À tarde, as temperaturas sobem gradualmente, com máximas entre 27°C e 30°C no Litoral, Vale do Itajaí e Grande Oeste. Nos Planaltos, os termômetros marcam entre 24°C e 27°C, com valores mais amenos no Planalto Sul, entre 18°C e 24°C.

Fim de semana terá sol e calor

No sábado (14) e domingo (15), o tempo volta a ficar mais estável em Santa Catarina, com presença de sol em todas as regiões.

O cenário favorece a elevação das temperaturas, que devem ultrapassar os 30°C durante as tardes. Apesar do predomínio do tempo firme, ainda podem ocorrer pancadas muito isoladas de chuva e temporais típicos de verão.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Defesa Civil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frio se intensifica em SC nesta segunda-feira, com mínimas de 0°C

O frio se intensifica em Santa Catarina nesta segunda-feira...

Trecho da rua São Francisco de Assis será fechado nesta segunda-feira para obras

A Prefeitura de Caçador informa que um trecho da...

Motociclista colide em cavalo e morre ao ser atropelado

Um motociclista de 23 anos morreu após um grave...

Caçador se despede do empresário e desbravador Narciso Rotta

Caçador se despede neste domingo, 18 de outubro, de...

Polícia prende homem investigado por tortura contra o filho em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

FIESC anuncia complexo educacional e de tecnologia para Caçador

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) anunciou...

Reitor da PUC-PR morre após acidente durante visita aos EUA

O reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR),...

CDL Caçador lança Câmara Setorial da Moda

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçador lançou,...