Espetáculo “Mostra Afora” leva teatro gratuito a Caçador

No município, os espetáculos serão realizados entre os dias 02, 03 e 04 de abril

A terceira etapa da Mostra Afora – Circuito Oestino de Teatro chega ao município de Caçador, promovendo a ocupação de espaços culturais com apresentações gratuitas, inclusivas e abertas ao público.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A programação inicia nesta quinta-feira, 02 de abril, marcando a continuidade do circuito que começou em Chapecó, em fevereiro, e seguiu por Pinhalzinho no mês de março. Agora, o projeto desembarca em Caçador com três dias de atividades, reforçando a valorização do teatro produzido no Oeste catarinense e ampliando o acesso da população à cultura.

Publicidade

No município, os espetáculos serão realizados entre os dias 02, 03 e 04 de abril. Na quinta-feira, as atrações acontecem no Centro Cultural João Maria, localizado em Taquara Verde.

Já na sexta-feira, as apresentações seguem para o Teatro de Arena do Parque Central. Encerrando a etapa, no sábado, a programação será realizada na sede da Cia de Artes Vento Negro.

Idealizadora da iniciativa, a produtora cultural Paola Zonta destaca que o projeto vai além de uma sequência de apresentações artísticas. “O projeto busca levar o teatro, feito aqui na nossa região, de encontro à comunidade: praças, escolas, centros culturais. O foco é a humanização por meio do teatro, promovendo encontros entre artistas e a sua comunidade”.

Território, memória e diversidade

A proposta da Mostra Afora evidencia grupos que desenvolvem pesquisas conectadas às suas origens e territórios, levando ao palco reflexões que dialogam diretamente com o público. Os espetáculos abordam desde memórias coletivas e cultura popular até temas contemporâneos, além de produções voltadas ao público infantil, criando uma programação diversa e intergeracional.

Nesta etapa, quatro grupos representam a força do teatro regional: a Cia de La Curva, de Chapecó; o Grupo Teatral Reminiscências, de Joaçaba; o Grupo Teatral Piliquinha, de Concórdia; e a Cia Contacausos, também de Chapecó. Com trajetórias consolidadas, os artistas apresentam diferentes linguagens e estilos, evidenciando a pluralidade do cenário cultural do Oeste de Santa Catarina.

Segundo Paola, o circuito também cumpre o papel de fortalecer os vínculos entre artistas e comunidade. “São grupos com extensa trajetória nas artes que, coletivamente, trazem a necessidade de apresentar os seus trabalhos para a sua comunidade, afinar os vínculos com as pessoas do seu lugar e oportunizar o acesso aos bens culturais”, afirma.

Após a passagem por Caçador, o circuito segue para os municípios de Joaçaba e Concórdia, completando um total de cinco cidades contempladas pelo projeto.

Nesta edição, a Mostra Afora é viabilizada por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura e incentivo do Fort Atacadista.

Programe-se

02 de abril (quinta-feira)

15h – Espetáculo Tem Coroa mas não é Rei – Cia Contacausos
Local: Centro Cultural João Maria – Taquara Verde
Classificação livre

20h – Espetáculo Duzu-Querença – Grupo Teatral Piliquinha
Local: Centro Cultural João Maria – Taquara Verde
Classificação 16 anos

03 de abril (sexta-feira)

18h – Espetáculo Tet a Tet – Cia de La Curva
Local: Teatro de Arena do Parque Central de Caçador
Classificação livre

04 de abril (sábado)

19h – Espetáculo Crianças – Grupo Teatral Reminiscências
Local: Sede da Cia de Artes Vento Negro
Classificação livre

Fonte:
Portal RBV | com informações Camila Almeida/Girassol Cultural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ônibus da dupla Wilson e Soraia se envolve em grave acidente

Um grave acidente de trânsito registrado na madrugada deste...

Consumidores podem pedir reembolso de produtos da Ypê

Consumidores que adquiriram produtos da Ypê incluídos na suspensão...

Polícia Militar prende motorista por embriaguez ao volante

Na madrugada de sábado, 16, a Polícia Militar prendeu...

Novo esquema viário no Berger pretende evitar conversões perigosas 

A partir da semana que vem, mudanças de sentido...

Veículo é destruído por incêndio em Celso Ramos

Um veículo utilitário ficou completamente destruído após um incêndio...

Hospital divulga nota sobre morte de empresário envenenado em Videira

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador divulgou uma nota oficial...

Inscrições para o Santa Catarina Canta 2026 são prorrogadas até 20 de maio

Os talentos vocais de Santa Catarina ganharam uma nova...

Campanha Mãos que Aquecem lança 12ª edição em Caçador

A 12ª edição da campanha “Mãos que Aquecem” foi...