Espetáculo “Mostra Afora” leva teatro gratuito a Caçador

No município, os espetáculos serão realizados entre os dias 02, 03 e 04 de abril

A terceira etapa da Mostra Afora – Circuito Oestino de Teatro chega ao município de Caçador, promovendo a ocupação de espaços culturais com apresentações gratuitas, inclusivas e abertas ao público.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A programação inicia nesta quinta-feira, 02 de abril, marcando a continuidade do circuito que começou em Chapecó, em fevereiro, e seguiu por Pinhalzinho no mês de março. Agora, o projeto desembarca em Caçador com três dias de atividades, reforçando a valorização do teatro produzido no Oeste catarinense e ampliando o acesso da população à cultura.

Publicidade

No município, os espetáculos serão realizados entre os dias 02, 03 e 04 de abril. Na quinta-feira, as atrações acontecem no Centro Cultural João Maria, localizado em Taquara Verde.

Já na sexta-feira, as apresentações seguem para o Teatro de Arena do Parque Central. Encerrando a etapa, no sábado, a programação será realizada na sede da Cia de Artes Vento Negro.

Idealizadora da iniciativa, a produtora cultural Paola Zonta destaca que o projeto vai além de uma sequência de apresentações artísticas. “O projeto busca levar o teatro, feito aqui na nossa região, de encontro à comunidade: praças, escolas, centros culturais. O foco é a humanização por meio do teatro, promovendo encontros entre artistas e a sua comunidade”.

Território, memória e diversidade

A proposta da Mostra Afora evidencia grupos que desenvolvem pesquisas conectadas às suas origens e territórios, levando ao palco reflexões que dialogam diretamente com o público. Os espetáculos abordam desde memórias coletivas e cultura popular até temas contemporâneos, além de produções voltadas ao público infantil, criando uma programação diversa e intergeracional.

Nesta etapa, quatro grupos representam a força do teatro regional: a Cia de La Curva, de Chapecó; o Grupo Teatral Reminiscências, de Joaçaba; o Grupo Teatral Piliquinha, de Concórdia; e a Cia Contacausos, também de Chapecó. Com trajetórias consolidadas, os artistas apresentam diferentes linguagens e estilos, evidenciando a pluralidade do cenário cultural do Oeste de Santa Catarina.

Segundo Paola, o circuito também cumpre o papel de fortalecer os vínculos entre artistas e comunidade. “São grupos com extensa trajetória nas artes que, coletivamente, trazem a necessidade de apresentar os seus trabalhos para a sua comunidade, afinar os vínculos com as pessoas do seu lugar e oportunizar o acesso aos bens culturais”, afirma.

Após a passagem por Caçador, o circuito segue para os municípios de Joaçaba e Concórdia, completando um total de cinco cidades contempladas pelo projeto.

Nesta edição, a Mostra Afora é viabilizada por meio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura e incentivo do Fort Atacadista.

Programe-se

02 de abril (quinta-feira)

15h – Espetáculo Tem Coroa mas não é Rei – Cia Contacausos
Local: Centro Cultural João Maria – Taquara Verde
Classificação livre

20h – Espetáculo Duzu-Querença – Grupo Teatral Piliquinha
Local: Centro Cultural João Maria – Taquara Verde
Classificação 16 anos

03 de abril (sexta-feira)

18h – Espetáculo Tet a Tet – Cia de La Curva
Local: Teatro de Arena do Parque Central de Caçador
Classificação livre

04 de abril (sábado)

19h – Espetáculo Crianças – Grupo Teatral Reminiscências
Local: Sede da Cia de Artes Vento Negro
Classificação livre

Fonte:
Portal RBV | com informações Camila Almeida/Girassol Cultural

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem de 24 anos desaparece em Caçador e família faz apelo por informações

A família de João Vitor, de 24 anos, vive...

Casa é interditada após se mover do lugar em Caçador

Uma residência localizada na comunidade da Vila Usina, em...

Videira Notícias – 02/07/2026

https://www.youtube.com/watch?v=Dayl9KvBMe8

Abastecimento de água pode ser afetado em cidades do Meio-Oeste após fortes chuvas

As fortes chuvas registradas entre quarta-feira (1º) e esta...

Morre Hikaru Kurosaki, ator que marcou a série Jaspion

O ator e dublador japonês Hikaru Kurosaki, conhecido internacionalmente...

Audiência pública reúne moradores para discutir a saúde em Rio das Antas

A Câmara de Vereadores de Rio das Antas promoveu,...

7º Grupamento da Polícia Militar de Ibiam passa por troca de comando após dez anos

O 7º Grupamento de Polícia Militar, sediado em Ibiam,...

Santa Catarina tem seis cidades em situação de emergência após temporais

Os temporais com granizo, ventos fortes e chuva intensa...