Escolas de Videira recebem projeto “Turma da Reciclagem”

Iniciativa leva aprendizado, brincadeiras e educação ambiental para escolas do município

O município de Videira deu início a um projeto piloto voltado à educação ambiental com a implantação da “Turma da Reciclagem”, uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, a VISAN e a Coordenadoria Regional de Educação. A iniciativa busca conscientizar estudantes sobre a importância do cuidado com o meio ambiente de forma lúdica, interativa e educativa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O projeto é desenvolvido com alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vilson Pedro Kleinubing e da Escola Estadual Esther Crema Marmentini.

Publicidade

A proposta principal é despertar desde cedo a responsabilidade ambiental, incentivando hábitos sustentáveis no dia a dia das crianças.

Atividades lúdicas fortalecem aprendizado

Na última semana, a programação reuniu os estudantes na Cidade da Criança, em uma tarde marcada por atividades educativas e recreativas.

Entre as ações realizadas estiveram a “Caça ao Tesouro da Coleta Seletiva”, dinâmicas sobre a separação correta dos resíduos e um passeio orientado pelo espaço.

Além disso, os alunos acompanharam demonstrações de combate à dengue e assistiram a um teatro de marionetes que abordou a temática da reciclagem de forma criativa e acessível, facilitando o entendimento sobre o tema.

Educação ambiental e formação de cidadãos conscientes

Durante as atividades, também foi trabalhado o conceito dos “5Rs” da sustentabilidade: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar.

A proposta reforça a importância de mudanças de comportamento dentro e fora do ambiente escolar, incentivando práticas sustentáveis no cotidiano das crianças.

Segundo os organizadores, a iniciativa representa um esforço conjunto entre Município e Estado na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente.

Projeto deve ser ampliado para outras escolas

A expectativa é que o programa “Turma da Reciclagem” seja expandido para outras unidades escolares da rede municipal e estadual de ensino, ampliando o alcance das ações de educação ambiental em Videira.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher e adolescente são levadas ao hospital após capotamento em Salto Veloso

Uma mulher de 40 anos e uma adolescente de...

Uma das menores corujas do mundo é resgatada em Salto Veloso

Uma corujinha-caburé, espécie considerada uma das menores corujas do...

Ciclone extratropical provoca mudança no tempo e coloca 523 cidades do Sul em alerta

Moradores de 523 municípios do Sul do Brasil devem...

Polícia Militar Ambiental apreende armas e munições em Lebon Régis

A Polícia Militar Ambiental de Caçador apreendeu armas, munições...

Motorista de Caçador é preso com mais de 4 toneladas de maconha

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na...

CNJ identifica juízes que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, criou...