O Governo de Santa Catarina, por meio da Celesc, inaugurou nesta terça-feira (23) um importante pacote de obras de infraestrutura energética no Meio-Oeste catarinense. Com investimentos de R$ 93 milhões na região de Treze Tílias, foram entregues uma nova subestação de energia, duas linhas de distribuição de alta tensão e a ampliação da capacidade da Subestação Catanduvas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
As obras fazem parte do Plano de Desenvolvimento Energético para a Indústria Catarinense, criado em 2023 para ampliar a oferta de energia e apoiar a expansão do setor produtivo. A iniciativa busca eliminar gargalos históricos no fornecimento de eletricidade e criar condições para novos investimentos industriais e agropecuários.
Segundo o governador Jorginho Mello, as melhorias garantem mais segurança energética para as famílias e para os empreendimentos instalados no estado.
“Com estas obras, Santa Catarina elimina gargalos históricos e garante energia forte e estável para as próximas décadas tanto para as famílias que vivem aqui quanto para a expansão das indústrias e do agronegócio. É mais desenvolvimento em todas as regiões do estado”, destacou.
Veja também
Epagri destaca acúmulo de frio acima da média e impacto positivo na fruticultura
INSS amplia exigência de biometria para aposentadorias, auxílios e benefícios sociais
Investimentos fortalecem a indústria, o agronegócio e devem gerar novos empregos
Uma das principais beneficiadas pelas melhorias é a indústria Tirol, que passa a contar com maior estabilidade no fornecimento de energia para ampliar sua produção de laticínios em Treze Tílias.
A expectativa é de que a expansão da empresa resulte na geração de aproximadamente 100 novos empregos diretos na região.
A nova Subestação Treze Tílias atende diretamente mais de 8,7 mil unidades consumidoras e foi equipada com um transformador de 26 MVA, com possibilidade de ampliação futura para até 120 MVA, aumentando significativamente a capacidade do sistema elétrico local.

Durante o evento, também foi anunciada a construção de uma nova linha de distribuição para atender a empresa Baterias Pioneiro, reforçando o compromisso do governo estadual com o fortalecimento do parque industrial catarinense.
Meta histórica de rede trifásica é alcançada
Além das inaugurações, o Governo do Estado comemorou o cumprimento de uma das metas do plano de governo: a implantação de 1.000 quilômetros de rede trifásica rural em Santa Catarina.
A ação integra o Programa Energia Trifásica Rural, que já recebeu investimentos de R$ 155 milhões e beneficia mais de 100 mil catarinenses.

A expansão da rede substitui estruturas monofásicas antigas por um sistema mais robusto, capaz de atender as demandas atuais do agronegócio, reduzindo oscilações e garantindo mais segurança para equipamentos utilizados na produção rural.
O presidente da Celesc, Edson Moritz, ressaltou que a modernização representa uma transformação significativa para o campo catarinense.
“Com o sistema estabilizado, os produtores rurais ganharam segurança para automatizar processos e expandir seus negócios, garantindo o funcionamento contínuo de resfriadores de leite, galpões climatizados e sistemas de estocagem de frutas sem o risco de interrupções acidentais”, afirmou.
Plano prevê R$ 4 bilhões em investimentos privados
O Plano de Desenvolvimento Energético para a Indústria Catarinense prevê investimentos de R$ 404 milhões, sendo R$ 325 milhões do Governo do Estado e R$ 79 milhões da Celesc.

A expectativa é de que as melhorias destravem cerca de R$ 4 bilhões em investimentos privados e contribuam para a geração de mais de 14 mil empregos diretos e indiretos em Santa Catarina.
Paralelamente, a Celesc executa o maior plano de investimentos de sua história. Entre 2023 e 2026, a companhia prevê aplicar mais de R$ 5 bilhões na ampliação da capacidade do sistema elétrico e no fortalecimento da infraestrutura energética em todas as regiões catarinenses.




