Defesa pede extensão da prisão domiciliar de Bolsonaro

A solicitação ao STF se dá por razões médicas e decisão deve sair nesta quinta-feira

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que seja estendido o período de prisão domiciliar concedido em março deste ano. A medida, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes por 90 dias, chega ao fim nesta quinta-feira (25).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No documento encaminhado à Corte, os advogados argumentam que o estado de saúde que motivou a concessão da prisão domiciliar continua exigindo atenção médica especializada. Segundo a defesa, as condições clínicas apresentadas anteriormente permanecem praticamente inalteradas, justificando a manutenção do benefício.

Publicidade

“Conforme temos sustentado, as condições de saúde do Presidente, que suportaram o deferimento do pedido anterior, têm características permanentes, não tendo se modificado no trimestre em que permaneceu em custódia domiciliar”, aponta a defesa no documento enviado ao STF.

Os representantes do ex-presidente admitem que houve melhora em alguns aspectos do quadro clínico ao longo dos últimos meses. No entanto, sustentam que essa evolução não elimina os fatores que embasaram a decisão anterior da Justiça.

“Embora constitua dado positivo sob o ponto de vista assistencial, não autoriza a conclusão de que tenham desaparecido as circunstâncias clínicas que fundamentaram a concessão da medida”.

A petição também destaca que Bolsonaro segue necessitando de acompanhamento constante por profissionais da saúde e de avaliações médicas periódicas.

“O quadro clínico, portanto, permanece demandando acompanhamento especializado e avaliação médica contínua, inexistindo conclusão técnica no sentido de que tenham sido integralmente superados os fatores que justificaram a concessão da prisão domiciliar humanitária“, finalizou a defesa.

A autorização para o cumprimento da pena em regime domiciliar foi concedida após o ex-presidente apresentar um quadro de broncopneumonia, que resultou em sua internação em um hospital particular de Brasília.

Regras da prisão domiciliar

Durante o período em que esteve em prisão domiciliar, Bolsonaro permaneceu em sua residência, localizada em um condomínio da capital federal. O ex-presidente é monitorado por tornozeleira eletrônica e também está sujeito à fiscalização da área externa da casa.

As determinações judiciais incluem ainda restrições ao uso de telefone celular, redes sociais e à gravação de vídeos ou áudios. Veículos que deixam o imóvel também podem ser submetidos a inspeções pelas autoridades responsáveis pela fiscalização da medida.

Decisão deve sair até quinta-feira

Cabe agora ao ministro Alexandre de Moraes avaliar o pedido de prorrogação. A decisão poderá manter a prisão domiciliar, estabelecer novas condições para o cumprimento da pena ou determinar alterações no regime atual.

Para definir o próximo passo, o magistrado deverá analisar os laudos médicos apresentados pela defesa, além do comportamento de Bolsonaro durante o período de prisão domiciliar e dos registros ocorridos ao longo da execução da medida.

O ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. A expectativa é de que a decisão sobre o pedido seja anunciada antes do encerramento do prazo atualmente em vigor.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Contra quem o Brasil joga? Entenda os cenários na Copa

Com a ampliação da Copa do Mundo para 48...

Câmara de Tangará inaugura Galeria Lilás e homenageia mulheres que marcaram a política local

A Câmara de Vereadores de Tangará inaugurou, nesta segunda-feira...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 84/2026 Pregão Eletrônico n. 34/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Proteja o hidrômetro contra o frio e evite vazamentos

O inverno de Santa Catarina é conhecido como um...

SAMU registra mais de 7,3 mil atendimentos por quedas em SC e alerta para riscos

Santa Catarina registrou 7.325 ocorrências relacionadas a quedas atendidas...

TFD de Caçador muda local de embarque durante o inverno

Com a chegada das baixas temperaturas e o rigor...

Incêndio atinge alojamento de trabalhadores em Caçador

Um incêndio atingiu um complexo de alojamentos em contêineres...