Criminalidade cai no Oeste de SC e homicídios atingem menor índice em 10 anos

Levantamento da Polícia Civil aponta redução de homicídios, roubos e furtos no primeiro semestre de 2026 em 89 municípios da região Oeste de Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira (2) o balanço operacional do primeiro semestre de 2026 da Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON). Os dados revelam uma redução significativa dos principais índices de criminalidade nos 89 municípios atendidos pela regional, consolidando o menor número de homicídios registrados na última década.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O levantamento compara os primeiros seis meses de 2026 com o mesmo período de 2025 e evidencia a queda nos crimes contra a vida e contra o patrimônio. Segundo a corporação, os resultados refletem o fortalecimento das ações de inteligência, do trabalho integrado entre as forças de segurança e dos investimentos realizados na estrutura policial.

Publicidade

Homicídios apresentam maior redução

O indicador que mais chamou atenção foi o de homicídios. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 23 casos, contra 38 no mesmo período de 2025. A redução de 39,4% representa o menor índice dos últimos dez anos na área de abrangência da DIFRON.

Os crimes ficaram concentrados em apenas 13 dos 89 municípios da região Oeste. Chapecó lidera o número de ocorrências, com oito homicídios. Em seguida aparecem Concórdia, Ipuaçu e Xaxim, com dois casos cada.

Também registraram um homicídio no período os municípios de Abelardo Luz, Campo Erê, Cordilheira Alta, Cunha Porã, Maravilha, Palma Sola, Palmitos, Seara e Xavantina.

Roubos e furtos também diminuíram

Além da redução nos homicídios, os crimes patrimoniais também apresentaram queda.

Os roubos diminuíram 15,9%, passando de 270 para 227 ocorrências. Já os furtos tiveram redução de 9,5%, com queda de 5.258 para 4.757 registros no comparativo entre os dois períodos.

Os indicadores reforçam a tendência de diminuição da criminalidade na região Oeste catarinense ao longo de 2026.

Produtividade administrativa também cresceu

O balanço divulgado pela Polícia Civil também destaca os resultados administrativos alcançados pela Diretoria de Polícia da Fronteira.

Somente no primeiro semestre deste ano, a DIFRON analisou 1.950 processos por meio do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPe). Além disso, foram realizadas 2.379 assinaturas eletrônicas pela Diretoria durante o período.

Segundo a Polícia Civil, os resultados operacionais e administrativos são consequência do comprometimento das equipes, da utilização de estratégias de inteligência no combate à criminalidade e dos investimentos feitos nos últimos anos em equipamentos, infraestrutura e qualificação dos profissionais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações PCSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre o influenciador Lito Sousa, aos 59 anos

O influenciador digital e especialista em aviação Lito Sousa...

Universo UNIARP recebe cerca de 2 mil estudantes e inspira futuros profissionais

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) viveu...

Sexta-feira terá frio e tempo firme em Santa Catarina

A sexta-feira (02) será marcada pelo tempo firme e...

Defeso da piracema começa nesta quinta-feira e vai até janeiro de 2027

Período da piracema traz restrições rígidas para a pesca na Bacia do Rio Uruguai em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aplicativos da Justiça Eleitoral permitem acompanhar apuração em tempo real

Eleitores poderão acompanhar resultados das urnas e conferir boletins por meio de ferramentas oficiais da Justiça Eleitoral.

Jovens de Arroio Trinta se apresentam no Festival de Teatro de Videira

A Oficina Municipal de Teatro de Arroio Trinta apresentou a peça A Flautista de Hamelin na quarta-feira.

Fim do limite no Pix por aproximação altera regras de pagamentos

Nova determinação do Banco Central permite que correntistas definam valores personalizados para transações por aproximação e carteiras digitais.