Eleitorado de Rio das Antas: veja o perfil dos 5.395 eleitores aptos a votar

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam a distribuição por gênero, faixa etária, escolaridade, estado civil e raça/cor dos eleitores do município

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o perfil atualizado do eleitorado de Rio das Antas, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O município conta com 5.395 eleitores aptos a votar, e os dados mostram um eleitorado equilibrado entre homens e mulheres, com predominância de pessoas solteiras, baixa presença de jovens de 16 anos e maioria com ensino fundamental incompleto.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As informações fazem parte do banco estatístico do TSE e ajudam a compreender as características demográficas do eleitorado que participará das próximas eleições. De acordo com o levantamento, os homens representam a maior parcela do eleitorado municipal, sendo: 2.757 eleitores contra 2.638 eleitoras. A diferença é de 119 eleitores, indicando um equilíbrio entre os dois públicos.

Publicidade

Faixa etária mostra predominância de adultos jovens em Rio das Antas

Os dados do TSE apontam que a faixa etária entre 25 e 29 anos concentra o maior número de eleitores no município, com 524 pessoas Nos extremos da pirâmide etária, o número de eleitores é reduzido: 16 anos: 27 eleitores e 95 a 99 anos: 2 eleitores O cenário demonstra um eleitorado formado majoritariamente por adultos em idade economicamente ativa.

A escolaridade dos eleitores de Rio das Antas revela que a maior parcela ainda possui ensino fundamental incompleto. Veja os números:

  • Ensino fundamental incompleto: 1.710 eleitores;
  • Ensino médio completo: 1.004;
  • Ensino superior completo: 460;
  • Analfabetos: 161.

Os dados evidenciam um desafio relacionado ao nível de escolarização, embora também indiquem uma presença significativa de eleitores com ensino médio e formação superior.

Quando analisado o estado civil, os solteiros representam a maior parte do eleitorado de Rio das Antas. O levantamento aponta: 2.994 eleitores solteiros e 1.958 eleitores casados. Os demais eleitores estão distribuídos entre outras categorias de estado civil registradas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Em relação à autodeclaração de raça/cor, os dados do TSE mostram predominância de eleitores que se identificam como brancos. A distribuição é a seguinte:

  • Branca: 736;
  • Parda: 448;
  • Preta: 53;
  • Amarela: 3;
  • Indígena: 1.

Além dos indicadores apresentados, o Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza uma série de outras informações estatísticas sobre o eleitorado de Rio das Antas e de todos os municípios brasileiros, incluindo evolução histórica, faixa etária detalhada, escolaridade completa e demais características do cadastro eleitoral.

Fonte:
Ernesto Júnior | Rádio Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias