Rádios RBV

Menu

Lula sanciona Lei da Igualdade Salarial

Lei da Igualdade Salarial é sancionada por presidente Lula, estabelecendo novas bases para garantir a equidade salarial

Fonte:
RBV Notícias com Agência Brasil

Na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei da Igualdade Salarial, uma importante medida que estabelece novas bases legais para garantir que trabalhadoras e trabalhadores tenham assegurado o direito à igualdade de salário e de remuneração. A nova legislação traz consigo uma série de pontos fundamentais para combater as disparidades salariais e promover a transparência nas relações de trabalho.

Dentre os principais aspectos da nova lei, destaca-se a obrigatoriedade das empresas serem mais transparentes em relação aos salários pagos aos seus funcionários. Agora, as empresas terão que fornecer informações detalhadas sobre a remuneração de cada colaborador, garantindo que todos tenham acesso a dados precisos sobre a política salarial da organização.

Além disso, a legislação prevê a aplicação de multas para as empresas que descumprirem as regras estabelecidas. Caso seja identificada discriminação salarial por sexo, raça, etnia, origem ou idade em uma empresa, ela será obrigada a pagar à pessoa vítima de discriminação a diferença salarial devida. É importante ressaltar que esse pagamento não anula o direito dos trabalhadores de solicitarem indenização por danos morais. A multa para o descumprimento da lei corresponderá ao novo salário devido à empregada ou empregado, multiplicado por dez. Em casos de reincidência, o valor da multa será duplicado.

- Publicidade -

A fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres será intensificada, visando garantir o cumprimento da nova legislação. Com o intuito de facilitar o processo de denúncia, serão criados canais específicos para relatar casos de discriminação salarial. Essa medida visa fortalecer os mecanismos de combate à desigualdade e proporcionar um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

Para promover a transparência salarial, as empresas com 100 ou mais empregados terão a obrigação de publicar relatórios semestrais de transparência salarial. Esses documentos serão essenciais para comparar, de maneira objetiva, a remuneração entre homens e mulheres. Além disso, os relatórios deverão fornecer informações sobre a proporção de ocupação de cargos de direção, gerência e chefia por homens e mulheres, bem como dados sobre possíveis desigualdades decorrentes de raça, etnia, nacionalidade e idade.

Com a sanção da Lei da Igualdade Salarial, o governo brasileiro demonstra seu compromisso em promover a igualdade de gênero e combater a discriminação salarial em todas as suas formas. A nova legislação é um marco importante na busca por um mercado de trabalho mais justo e igualitário, garantindo que todos os trabalhadores tenham as mesmas oportunidades e sejam devidamente valorizados pelo seu trabalho, independentemente de seu gênero, raça, etnia, origem.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tombamento de carreta é registrado na SC-350 em Caçador

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h,...

Colisão entre dois carros atinge loja em Caçador

Uma colisão envolvendo dois veículos foi registrada na tarde...

Jovem morre em acidente de moto na SC-355 em Iomerê

Um acidente de trânsito registrado na tarde desta sexta-feira...

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem chuva moderada e instabilidade no litoral

A previsão do tempo para Santa Catarina indica que...

Campanha Natal Solidário da Uniarp arrecada bolas para doação

A Uniarp está realizando sua tradicional campanha de Natal...

Mais Lidas da semana

Jovem morre afogado em rio durante brincadeira com irmãos

Um jovem de 23 anos morreu afogado em um...

Dois homens são mortos a tiros em Lebon Régis

A madrugada deste domingo, 17, foi violenta em Lebon...

Motorista fica ferido em capotamento na SC-135 em Videira

Na madrugada deste domingo (17), por volta das 04h06,...

Homem morre afogado durante pescaria em Rio das Antas

Um homem de 59 anos foi encontrado morto na...

Master assume novo patamar de gestão com a jornada do ESG

A Master umas das empresas de alimentos que mais...

Outros Tópicos Interessantes