Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Unoesc completa 27 anos de credenciamento

O dia 14 de agosto é uma data especial para a Unoesc. Nesse dia, há 27 anos, a Universidade foi credenciada no Ministério da Educação (MEC).

O dia 14 de agosto é uma data especial para a Unoesc. Nesse dia, há 27 anos, a Universidade foi credenciada no Ministério da Educação (MEC). O momento foi comandado pelo ministro da Educação, Paulo Renato, e presenciado pelos professores Aristides Cimadon e Luiz Carlos Lückmann, reitor da Unoesc na época, parlamentares catarinenses e pelo presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) daquele ano. Com o credenciamento, a Unoesc tornou-se uma Universidade autônoma, o que permitiu que pudesse oferecer novos cursos e crescesse exponencialmente.

Ressalto o árduo trabalho que antecedeu os entornos desta história. Por muito tempo, a região padeceu pela ausência de recursos e incentivos por estar longe de centros considerados mais pujantes economicamente, e a Unoesc trouxe o que de melhor pode se esperar de uma Instituição de Ensino Superior tanto em termos de formação profissional para seus estudantes como contribuindo com as regiões em que está inserida.

Publicidade
Destacou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.

A data é celebrada com orgulho por toda a comunidade acadêmica visto a contribuição da Universidade com a formação de milhares de estudantes e, ainda, as diversas ações de caráter comunitário que realiza nas regiões em que está inserida. A Unoesc está presente nas cidades de Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Chapecó, Capinzal, Campos Novos, Maravilha, Pinhalzinho, São José do Cedro e Xaxim.

Oferece cursos de Graduação, Especialização, Mestrado, Doutorado, Técnicos e de Extensão. E já diplomou mais de 89 mil estudantes. Oferece serviços gratuitos e de assistência social que, conforme o último Relatório Social, beneficiaram mais de 137,7 mil pessoas em 2022.

Para os próximos anos, conforme os 16 objetivos estratégicos que foram elencados para o ciclo 2023-2027, do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a Universidade buscará fortalecer a oferta de cursos com foco no atendimento de formação profissional, a atuação na extensão comunitária e na cultura; desenvolver a pesquisa aplicada promovendo a inovação para a resolução de problemas regionais; implementar ambientes para processos de inovação, empreendedorismo e transferência de tecnologia; fomentar a internacionalização do ensino da pesquisa e da extensão; estruturar a prestação de serviços que atendam às demandas do mercado, bem como promover o lifelong learning (habilidade de aprender continuamente, em tradução literal).

“Os desafios são inúmeros, mas seguiremos firmes na missão de ser protagonista como Universidade Comunitária a serviço do desenvolvimento das nossas comunidades na mesorregião Oeste catarinense”, finalizou Ricardo.

Fonte:
ASCOM Unoesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Torcedor do Brusque faz gesto de avião caindo em jogo contra a Chape

Um episódio lamentável marcou a semifinal do Campeonato Catarinense...

Morre Badeco, ícone do vôlei catarinense

O voleibol catarinense perdeu uma de suas maiores referências....

Terça-feira de carnaval terá temporais e calor acima dos 35°C

A terça-feira (17) de carnaval será marcada por condições...

Rita Martini, voz das rádios de Caçador, é homenageada pelo Dia do Repórter

Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, o trabalho...

Matos Costa investe R$ 504 mil em saneamento e escolas

A administração municipal de Matos Costa oficializou a assinatura...

Mais Lidas da semana

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Catarinense será a primeira técnica do Mirassol feminino

Nesta segunda-feira (9), o Mirassol Futebol Clube, do interior...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Inadimplência em Videira cresce e preocupa comerciantes

A inadimplência em Videira apresenta crescimento preocupante, segundo o...

Outros Tópicos Interessantes