José Luiz Petri recebe título doutor honoris causa

Pesquisador aposentado da Epagri é referência em fruticultura e foi reconhecido pela Universidade do Estado de Santa Catarina

José Luiz Petri, engenheiro agrônomo e pesquisador aposentado da Epagri, referência quando o assunto é fruticultura, foi homenageado nesta terça-feira (29), com o título doutor honoris causa, concedido pela Udesc – Universidade do Estado de SC.

A sessão solene acontece na Udesc em Lages e reuniu a comunidade acadêmica e convidados. José Luiz Petri foi reconhecido por ter contribuído ativamente, de forma notável, no desenvolvimento da cultura da macieira no Brasil.

Veja outras reportagens do agro

Geada mobiliza fruticultores do Meio Oeste

Publicidade

Municípios podem se cadastrar para receber recursos do antigranizo

Há dois anos e meio, quando José Luiz Petri se aposentou da Epagri após 51 anos dedicados à profissão, o RBV Notícias gravou uma reportagem especial com ele, e a gente relembra agora.

Assista:

O título de doutor honoris causa é concedido “às personalidades científicas nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras, artes ou esportes; e aos que tenham beneficiado, de forma excepcional, a universidade, o país ou prestado relevantes serviços à humanidade”.

“Me sinto muito orgulhoso e espero retribuir a homenagem com o meu conhecimento junto aos alunos, professores e produtores”, declarou Petri, durante a solenidade.

Relevância Científica

Petri está entre os nomes mais importantes da fruticultura brasileira, por ter contribuído com o desenvolvimento da cultura da macieira no País. Além das macieiras, os estudos do pesquisador contribuíram com várias outras espécies, como pereira, pessegueiro e ameixeira.

Dentre muitas atividades para o desenvolvimento de tecnologias e cultivares, destacou-se especialmente pela maçã Fuji Suprema, que é a cultivar da Fuji mais plantada em todo o Brasil.

O pedido de concessão do título a Petri teve apoio de diversas entidades, como a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap), a Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM) e a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Sobre o pesquisador

Natural de Santa Maria (RS), graduado em Agronomia e mestre em Fruticultura de Clima Temperado, Petri iniciou a pesquisar com fruticultura em 1971, quando passou a atuar com maior frequência na região de Fraiburgo, com a cultura da maçã e outras espécies.

Em 51 anos de trabalho no setor, atuou na antiga Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc), depois Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), atual Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), onde foi pesquisador em Fruticultura de Clima Temperado até 2021. Também atuou pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte:
Murilo Roso / RBV Notícias

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira segue com risco para temporais isolados em SC

A quarta-feira (25) será marcada por instabilidade em Santa...

Streaming e vinil impulsionam crescimento da música brasileira

A arrecadação do mercado fonográfico brasileiro registrou crescimento de...

Ponte entre Iomerê e Treze Tílias passa por vistoria após problemas estruturais

Um problema estrutural detectado em uma ponte na SC-355,...

Sala do Empreendedor de Videira recebe Selo Ouro do Sebrae

Pela primeira vez desde sua inauguração em 2018, a...

Campos Novos recebe etapa do Giro da Safra do milho

A Epagri e o Sicoob SC/RS promovem nesta quarta-feira,...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Caminhão com destino a Videira levava mais de 5 toneladas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, na manhã de...

Caminhoneiros desistem de greve após decisão do governo

Os caminhoneiros decidiram suspender a greve que vinha sendo...

Vereador cobra providências após ataques de cães de rua em Caçador

O vereador Fabiano Dobner voltou a cobrar do Executivo...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Outros Tópicos Interessantes