O livro “O Contestado para Crianças” é lançado em Caçador pelo artista Gerson Witte na noite de segunda (23) na Câmara de Vereadores. O evento contou ainda com exposição de peças sobre a Guerra do Contestado e seus contextos, assim como o lançamento de um desenho animado sobre o tema, tudo para ser disponibilizado nas escolas do município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Gerson disse que estava há dois anos desenvolvendo o projeto e que sente-se feliz em poder lançar este material em Caçador, onde atuou por muito tempo antes de se transferir para Chapecó. A obra é totalmente gratuita e será distribuída nas instituições de ensino.
“É um pequeno livro de 20 páginas, totalmente ilustrado, para uma introdução à história do Contestado, tentando responder as principais perguntas sobre o assunto, e não somente para as crianças, mas também para todos que desejam saber mais. A exposição aqui na Câmara também serve para esta aproximação dos estudantes com a Guerra do Contestado e o desenho animado é um complemento de todo este projeto, auxiliando na parte educacional”, explica.
Veja também
Cultura dos povos indígenas é tema de exposição em Videira
Mais de 2 mil crianças atendidas na Multivacinação em Caçador
Nota Hidrometeorológica: última semana de outubro terá alto volume de chuva em SC
Para o prefeito Alencar Mendes, o projeto é importante pelo fato de alcançar as crianças e os jovens em formação, envolvendo literatura, exposição e desenho animado buscando fazer com que todos entendam que Caçador foi sim o palco de um conflito com consequências até os dias de hoje, e que se compreendermos o passado nos preparamos melhor para o futuro”.
Representando a Câmara de Vereadores, Leandro Sawchuk ressaltou que resgatar a história da Guerra do Contestado é honrar o passado de Caçador e região. “Muitas pessoas na época sofreram e lutaram em busca de melhorar suas condições de vida. E hoje não é diferente, pois continuamos lutando mas com outras ferramentas, seja através do nosso trabalho, do resgate a cultura, das políticas. E esta Semana do Contestado é o momento de celebrar tudo isso. E direcionar esta história para as crianças é de grande importância e ficará marcado na vida de cada um”.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais: