Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Chuva persiste em SC no mês de novembro

Apesar das chuvas constantes, volume será menor que o registrado em outubro

A Chuva persiste em SC no mês de novembro. A previsão da Epagri/Ciram para os próximos três meses indica que em novembro a chuva será frequente em Santa Catarina, mas o volume diminui em relação a outubro. Além disso, em dezembro e janeiro a chuva ocorre de forma mais irregular, como é característica de verão. No entanto, o trimestre também será menos favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

No mês de novembro a média mensal de chuva deve variar de 130 a 180mm no Estado. Em outubro, por exemplo, somente na primeira quinzena, os totais ficaram acima de 300mm em boa parte das localidades do Meio Oeste ao Litoral. No entanto em dezembro, a segunda quinzena é mais chuvosa em relação à primeira e a chuva se concentra especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras típicas de verão. A média mensal em dezembro e janeiro varia de 140 a 200mm no Estado.

Publicidade

VEJA TAMBÉM:

Previsão do Tempo: Santa Catarina terá sol e pancadas de chuva

El Niño com intensidade forte

Para os próximos meses a previsão é de El Niño com intensidade forte, atingindo o pico máximo entre o fim da primavera e o verão, mas o fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.  De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, o El Niño de intensidade forte aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania.

Temperatura

A meteorologista Gilsânia Cruz prevê que o trimestre será quente, com temperatura próxima a acima da média climatológica em Santa Catarina. “Em novembro a temperatura sobe pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente, e ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul. Já para os meses de dezembro e janeiro a previsão é de temperaturas mais altas, com dias consecutivos acima de 30ºC”, afirma ela.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Epagri/Ciram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Copa do Mundo 2026: Brasil cai em grupo equilibrado com Marrocos, Escócia e Haiti

A Fifa definiu na tarde desta sexta-feira, em Washington...

Motociclista fica ferido após colisão com van escolar em Porto União

Um motociclista de 20 anos ficou ferido após uma...

Operação conjunta da PM e DIC apreende 148 pedras de crack em Videira

Uma operação conjunta realizada pela Polícia Militar e pela...

Jovem fica ferido após saída de pista na BR-282 em Campos Novos

Um acidente de trânsito registrado na noite desta quarta-feira...

Recicla CDL acontece neste sábado em dois pontos de Caçador

A CDL Caçador promove neste sábado, 6, mais uma...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes