Agro segue impulsionando PIB do Brasil em 2023

Expansão da Agropecuária foi impulsionada pelo desempenho de produtos com safras relevantes no 3º trimestre

O avanço de 8,8% do Agro no terceiro trimestre de 2023 ante igual período de 2022 foi o componente que puxou a elevação de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no período, afirmou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 “O grande destaque do ano é esse crescimento na agropecuária. A taxa interanual quem está puxando para cima continua sendo a agropecuária”, afirmou Palis.

No PIB do terceiro trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre de 2022, a alta do Valor Adicionado a preços básicos foi de 2,1%, enquanto os Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios cresceram 1,2%.

Publicidade

A expansão do agro foi impulsionada pelo desempenho de produtos com safras relevantes no terceiro trimestre, como: milho (19,5%), cana-de-açúcar (13,1%), algodão herbáceo (12,5%) e café (6,9%). Houve contribuição positiva ainda da pecuária.

Indústria

Já o PIB da indústria teve alta de 1,0%, graças à atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, com elevação de 7,3%, que foi favorecida pelo maior consumo de eletricidade, principalmente residencial, e pelas bandeiras verdes do ano. “O período de forte calor favorece um maior consumo de eletricidade e água”, acrescentou Palis.

Além disso, as indústrias extrativas cresceram 7,2%, puxadas pela maior extração de petróleo e gás. No entanto, a Construção recuou 4,5%, devido a retrações da ocupação e da produção dos insumos típicos dessa atividade. “Esse ano não está sendo bom para a construção, porque é muito afetada pelos juros altos“, lembrou Palis.

Ainda no PIB industrial, houve queda de 1,5% nas Indústrias de transformação, influenciada, sobretudo, por perdas em máquinas e equipamentos, produtos químicos, indústria automotiva e metalurgia.

Serviços

Já o PIB de Serviços subiu 1,8% no terceiro trimestre de 2023 ante o terceiro trimestre de 2022, com destaque para a alta de Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (7,0%).

Houve avanços também nas Atividades imobiliárias (3,6%), Informação e comunicação (1,6%), Transporte, armazenagem e correio (1,6%), Outras atividades de serviços (1,1%), Comércio (0,7%), bem como Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,4%).

No entanto, pelo lado da demanda, o Consumo das Famílias cresceu 3,3%, turbinado pelos auxílios governamentais às famílias e pela melhora no mercado de trabalho. O Consumo do Governo cresceu 0,8% no período.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) recuou 6,8% no terceiro trimestre de 2023, com perdas tanto na produção doméstica de bens de capital quanto na importação desses bens, além de recuo na construção.

O setor externo contribuiu positivamente para o PIB do terceiro trimestre. As Exportações de Bens e Serviços subiram 10,0%, devidos a avanços na agropecuária, extrativa mineral, derivados do petróleo, produtos alimentícios e serviços. Por outro lado, as Importações de Bens e Serviços recuaram 6,1%, com quedas em máquinas e equipamentos, produtos químicos, derivados de petróleo e produtos farmacêuticos.

Fonte:
CNN

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria traz chuva e temporais para SC nos próximos dias

A previsão do tempo indica variação significativa nas condições...

ChatGPT fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta segunda

O começo de semana foi marcado por dificuldades para...

Santa Catarina fortalece exportação de maçã com nova certificação

A economia de Santa Catarina deve ser beneficiada na...

Videplast leva Brasil ao destaque no Fórum CirclePack Chile 2026

A Videplast ganhou destaque internacional ao representar o Brasil...

Cervejas catarinenses são destaque em concurso internacional

Santa Catarina consolidou sua posição de destaque no cenário...

Adolescente de 17 anos foge após atirar contra jovem de 14 anos em SC

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de uma...

Fuga na BR-282 termina com 30 kg de drogas apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa...

IPTU 2026 em Videira agora é 100% digital! Veja como pagar

A Prefeitura de Videira iniciou a cobrança do IPTU...