Neste dia 12 de março foi realizada sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibiam.
De imediato o Presidente Cleber Dissegan (CIDADANIA) solicitou a Secretária da Mesa Diretora, Vereadora Cássia Costa Pivetta (PP) a chamada dos presentes e a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada.
Após isso houve a apresentação da Indicação nº 003/24 de autoria da Vereadora Andréia Terezinha Ferrari Lamperti (MDB), na qual sugere ao Executivo Municipal que determine a Secretaria de Obras para fazer o patrolamento, cascalhamento e desobstrução dos bueiros na comunidade de Cerro azul até a divisa com Marari/Tangará. Sugere ainda que seja feita a reabertura e cascalhamento da estrada de acesso á propriedade de Valdir Pegoraro.
A vereadora justifica que no Cerro Azul os moradores relatam que há poucos dias foi feito o patrolamento das estradas e não foram desobstruídos os bueiros, com a última chuva a estrada ficou bem danificada. Quanto a propriedade de Valdir Pegoraro, o acesso está péssimo, necessitando de melhorias urgentes.
Em plenário Andreia aproveitou a presença do vice-prefeito de Ibiam, EdeCarlo Zanin para reforçar o pedido devido a reclamações dos moradores das comunidades. Segundo ela as últimas chuvas danificaram as estradas, houve caminhões atolados, e, onde foi colocado britagem foi perdido. Para Vereadora é fundamental utilizar cascalho pra evitar desperdício de dinheiro público.
A Indicação foi aprovada pelos vereadores (as).
Na sequência o Presidente da Câmara de Ibiam, Vereador Cleber Dissegna (CIDADANIA) solicitou ao relatora da Comissão Especial parecer do Projeto de Lei (PL) nº 805/24. A Vereadora Marcia Aparecida Gomes de Oliveira (PP) comunicou que a decisão da comissão é favorável a matéria.
Em pauta na Ordem do Dia foi apreciado em 2ª e última discussão o Projeto de Lei (PL) nº 803/24, que institui o Conselho Municipal de Sanidade Animal (COMUSA) de Ibiam.
Seu objetivo é promover a participação comunitária nos trabalhos de sanidade animal e vegetal. Para isso ficará vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e os seus membros serão nomeados por Decreto pelo Prefeito de Ibiam para mandato de 02 (dois) anos.
“É muito importante que Ibiam esteja com o Conselho
consolidado para atuar de forma conjunta com o Estado, caso seja necessário, em situações de emergência sanitária”, justifica assim o Executivo Municipal.
Projeto aprovado por unanimidade.
Em 1ª discussão e votação esteve o Projeto de Lei (PL) nº 805/24, que autoriza conceder revisão geral anual dos vencimentos e subsídios dos servidores públicos dos Poderes Executivo e Legislativo de Ibiam.
O projeto foi aprovado por todos os vereadores (as).
O percentual será de 3,23% adotado como índice econômico o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que no período de 01 de fevereiro de 2023 até 30 de dezembro de 2023.
Aberto espaço da Palavra Livre ninguém manifestou interesse em fazer uso, sendo assim a reunião encerrou com a convocação do Presidente Cleber Dissegna (CIDADANIA) para a próxima sessão ordinária a ser realizada 19h30 do dia 19 de março do corrente ano.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Ibiam