Rádios RBV

Menu

Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as faixas etárias

Medida do Ministério da Saúde foi publicada nesta quarta-feira (1º). Em Santa Catarina, os grupos prioritários devem ser mantidos inicialmente

A vacinação contra a gripe é ampliada para todas as faixas etárias, com mais de seis meses de idade. A medida, informada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (1º), é para conter casos mais graves e internações pela doença.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em Santa Catarina, os grupos prioritários devem ser mantidos inicialmente. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda vai analisar o excedente de doses e a situação epidemiológica do Estado, em conjunto com os municípios, e fará uma nova orientação. Ainda não há data para isso.

— A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar — afirmou a ministra Nísia Trindade, em nota.

Até 30 de abril, segundo o painel do Ministério da Saúde, Santa Catarina tinha vacinado 32,03% do público-alvo (gestantes, puérperas, idosos, crianças e povos indígenas), um total de 863 mil doses aplicadas. A população-alvo é de cerca de 3 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou em 25 de março.

Explosão de casos e emergência de saúde em SC

Na segunda-feira (29), o Estado decretou emergência em saúde pública por conta da situação da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O aumento do número de internações em decorrência da doença, que tem provocado superlotação nos centros de atendimento, motivou a decisão.

O decreto 574 declara a existência de “situação anormal” e prevê ações para fins de prevenção e enfrentamento da doença. Segundo a nota, indicadores apontam um aumento elevado no número de internações nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulto por conta da SRAG.

Veja também

Governo declara emergência devido a síndrome respiratória grave

Vacinação contra gripe é ampliada para até 12 anos em SC

Esse tem sido um dos motivos para a superlotação das unidades de saúde, registrada recentemente em diferentes regiões de Santa Catarina, o que representa risco sanitário para a população.

O decreto autoriza que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) requisite bens e serviços de entidades privadas e edite normas complementares relacionadas à situação de emergência, regulando questões específicas de sua competência.

O documento entrou em vigor a partir da publicação e tem validade de 180 dias, período em que as ações devem ser implementadas e executadas.

Situação dos leitos de UTI

  • Foz do Rio Itajaí: 100% ocupados
  • Grande Florianópolis: 97,29% ocupados
  • Sul: 78,89%
  • Vale do Itajaí: 94,96% ocupados
  • Meio Oeste e Serra Catarinense: 91,53%
  • Planalto Norte e Nordeste: 99,29%
  • Grande Oeste: 93,18%

O que é a Síndrome Respiratória Aguda Grave

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que se agravam e comprometem a função respiratória do paciente.

Na maioria dos casos, há necessidade de hospitalização. Vírus respiratórios, como os da gripe (Influenza A e B), Vírus Sincicial Respiratório, como o da Covid-19 (SARS-COV-2), bactérias, fungos e outros agentes podem causar a síndrome.

A Dive ainda diferencia os sintomas da Síndrome Gripal e da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

  • Síndrome Gripal (SG) – Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos, dois dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos;
  • Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – Indivíduo com SG que apresente: dispneia/desconforto respiratório ou pressão ou dor persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada (cianose) dos lábios ou rosto.
Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Casal de influenciadores é preso com mais de 170 kg de drogas em SC

Uma operação de inteligência da Polícia Militar de Santa...

Obras interditam ponte de Santa Lúcia em Videira por 7 dias

A ponte localizada na comunidade de Santa Lúcia, interior...

Programas da Câmara de Vereadores de Videira

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Câmara de Vereadores de Iomerê

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Mais Lidas da semana

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Previsão do Tempo: Santa Catarina ainda com possibilidade de temporais

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

APAE de Videira realiza bazar com produtos apreendidos pela Polícia Federal

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Outros Tópicos Interessantes