Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Tornado atinge cidade do Oeste catarinense na quinta (02)

Tornado atingiu a região próxima à rodovia SC-350, ligando Passos Maia a Ponte Serrada


Tornado atinge cidade do Oeste catarinense na quinta (02), conforme confirmação da Defesa Civil. O fenômeno afetou uma região desabitada de Passos Maia, mas provocou quedas de energia e interrupção no sinal de celulares.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O tornado passou por uma área próxima à rodovia SC-350, que conecta Passos Maia ao município de Ponte Serrada. No local, diversas árvores de eucalipto foram arrancadas e quebradas, porém, não houve registros de danos humanos.

Publicidade

A agente da Defesa Civil, Dianalize Filipini, relatou que, inicialmente, as imagens indicavam a ocorrência de um vendaval. Entretanto, a confirmação da passagem do tornado veio na manhã desta sexta-feira (3).

Na tarde de quinta-feira (02), áreas de instabilidade avançaram sobre o oeste catarinense, desencadeando chuvas e tempestades.

Esses eventos foram resultado da interação de uma frente fria na Região Sul do Brasil com o fluxo de ar quente e úmido vindo do norte do país.

Veja também

Primeira morte devido às chuvas em Santa Catarina é confirmada

Alerta máximo de deslizamentos no Meio-Oeste de SC pós-chuvas

As tempestades ocasionaram danos, incluindo queda de árvores, alagamentos e enxurradas em várias localidades.

O radar meteorológico de Chapecó registrou a aproximação das tempestades por volta das 15h40min, indicando a possibilidade de descargas elétricas, rajadas de vento intensas e granizo, além de alagamentos devido à chuva intensa em curto período de tempo.

Especificamente entre Passos Maia e Ponte Serrada, as imagens do radar sugerem a formação de um tornado, evidenciado pelo gancho na retaguarda da tempestade e padrões de vento rotativos. Esses são sinais característicos da presença de um tornado na região.

Na Figura 2a, que apresenta a refletividade observada (dBZ), é possível observar a formação de um gancho na retaguarda da tempestade, característica associada a células de tempestade com potencial para formação de tornados.

Ainda, na Figura 2b, que apresenta o campo dos ventos estimados pelo radar, foi observado um padrão de dipolo por volta de 1km de altura. Isto indica que, nas regiões mais próximas da superfície, os ventos estavam com intensidade muito forte e apresentavam rotação. Estas duas imagens apresentam assinaturas clássicas da ocorrência de um tornado.

Fonte:
Defesa Civil/ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Inundação em navio de cruzeiro alaga cabines e causa pânico

Uma família de Pernambuco viveu um verdadeiro susto enquanto...

Quinta-feira será de calor intenso em Santa Catarina

A quinta-feira (15) será marcada por mais um dia...

Técnica videirense é convocada para a Seleção Catarinense de Handebol

Pelo segundo ano consecutivo, a técnica videirense Giovana Savian...

CDL Caçador sorteia carro zero km e vale-compras neste sábado

A CDL Caçador realiza neste sábado, dia 17 de...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Mais Lidas da semana

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior de Caçador

Homem é baleado em tentativa de homicídio no interior...

Homem mata esposa e filha e morre após confronto com a PM

Um crime grave registrado na manhã desta sexta-feira (9)...

Caminhoneiro morre após ser atingido por carro furtado em SC

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Adolescente envenena marmita dos pais após briga

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida em flagrante...

Outros Tópicos Interessantes