Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

SC tem aumento de casos de violência contra idoso em 2024

Apenas nos seis meses deste ano tramitam 943 investigações de crimes contra idosos no Estado.

Em Santa Catarina, cerca de 15% da população tem 60 anos ou mais, por isso, campanhas como o Mês de Conscientização da Violência contra o Idoso, são importantes para dar visibilidade à gravidade do problema. Segundo a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), SC teve aumento de casos de violência contra idoso em 2024. Apenas nos seis meses deste ano tramitam 943 investigações de crimes contra idosos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Entre os motivos mais comuns estão apropriação de bens e dinheiro, exposição da pessoa idosa a perigos, deixar de prestar ou dificultar sua assistência à saúde, reter cartão magnético de conta bancária relativa a benefícios, pensão ou salários do idoso.

Publicidade

A delegada da Polícia Civil de Santa Catarina, Patrícia Zimmermann D’Avila, titular da Coordenadoria das DPCAMIs, assinalou que a violência não se restringe a uma marca no corpo.

“Ela pode ser física, sexual, psicológica (agressões verbais); institucional (quando é praticada por funcionários de uma instituição pública ou privada); financeira quando os bens ou recursos financeiros são usados sem consentimento, ou até mesmo patrimonial, que é quando uma pessoa pressiona a vítima assinar documentos sem a devida explicação, alterar testamento, antecipar herança ou vender bens e imóveis sem sua vontade e consentimento” explica.

Veja também

Combate à violência contra idosos é intensificado em SC

Pastoral da Pessoa Idosa em Caçador realiza trabalho voltado ao bem-estar

Ainda segundo a delegada, como a violência normalmente é praticada dentro da casa da vítima e por familiares ou profissionais contratados para cuidar do idoso, é importante que pessoas próximas estejam alertas para mudanças de comportamento.

“As pessoas devem ficar atentas aos sinais dados pela vítima como o entristecimento, a falta de recursos para comprar remédios, alimentos, o afastamento do convívio social” observa.

Mais de 143 mil casos de violência no Brasil em 2023

Em 2023, cerca de 143 mil denúncias de violência contra idosos foram registradas em todo o Brasil. Esse dado corresponde a um aumento de quase 50 mil casos em relação a 2022. A Região Sudeste foi a que registrou maior número de casos (53%) de 2020 a 2023. Em seguida, aparece a Região Nordeste (19,9%).

Os números fazem parte da pesquisa Denúncias de Violência ao Idoso no Período de 2020 a 2023 na Perspectiva Bioética. A pesquisa resultou em artigo publicado em parceria pelas professoras Alessandra Camacho, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado da UFF, e Célia Caldas, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A professora Alessandra Camacho, que fez parte do estudo, explicou que a vulnerabilidade desta parcela da população é um dos fatores que influencia o grande número de casos.

Por isso, idoso com mais de 80 anos, especialmente mulheres, são mais suscetíveis a sofrerem violência. No período de 2020 a 2023, o sexo feminino respondeu por mais de 67% das denúncias notificadas.

“Esse também é um dado relevante porque as mulheres alcançaram um quantitativo de mais de 60% no período estudado, e isso se repetiu em 2024, o que só vem confirmar que a mulher tem também situação de vulnerabilidade” afirmou a professora em entrevista à Agência Brasil, que defende políticas públicas para essa parcela da população.

Alessandra ressaltou que é importante continuar com a análise anual das informações sobre violência contra idosos, para mostrar que os canais de denúncia são eficientes.

Uma forma mais direta de denunciar casos de violência contra idosos é o Disque Direitos Humanos – Disque 100, ou por meio de delegacias preparadas especialmente para atender essa parcela da população, além do Ministério Público, que também faz esse tipo de acolhimento.

Fonte:
NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Gambá invade quadra durante jogo do Campeonato Paulista de Vôlei

Um momento inusitado marcou a semifinal do Campeonato Paulista...

Polícia descarta metanol em bebida consumida por Hungria no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal informou nesta sexta-feira...

Colisão entre carro e caminhão deixa duas vítimas em Fraiburgo

O Corpo de Bombeiros Militar de Fraiburgo atendeu nesta...

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Homem que roubou mãe e filha e cometeu ato libidinoso em parque de Videira é condenado

A Justiça de Santa Catarina condenou um homem de...

Mais Lidas da semana

Fim de semana em Santa Catarina terá sol, calor e risco de temporais

O sábado (04) começa com muitas nuvens de acordo...

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar a CNH recebe aval do governo

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Tangará realiza audiência sobre vacina obrigatória contra Covid-19 em crianças

A Câmara Municipal de Tangará recebeu, na noite de...

Fim do horário de verão pode ser oficial após aval da Câmara

A Câmara dos Deputados deu o primeiro passo significativo...

Avião de Lula tem pane em viagem ao Pará

Durante visita oficial ao estado do Pará, o presidente...

Outros Tópicos Interessantes