O município de Tangará identificou mais um foco do mosquito da dengue, segundo informações do setor de endemias. Este é o terceiro foco identificado, comprometendo os bairros Central, Alto da Glória e Bela Vista. Mesmo com as ações de prevenção e orientação realizadas pela Secretaria de Saúde, muitos resíduos e potenciais criadouros do mosquito continuam sendo encontrados na área.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Maico Tonello, agente de endemias do município, explicou que o foco é identificado através da larva do mosquito, que posteriormente se transforma no mosquito adulto transmissor da dengue.
“Temos três bairros vulneráveis onde já encontramos o mosquito e intensificamos as atividades de controle. No entanto, dependemos também da colaboração da população para eliminar criadouros, como recipientes com água parada”, destacou.
Veja também
Aumento de casos de influenza preocupa Tangará
Hospitais enfrentam lotação por doenças respiratórias e dengue
Dr. Rodrigo Rocha, responsável pela unidade básica de saúde do município, alertou para a importância da prevenção não só da dengue, mas também de outras doenças.
“A prevenção deve ser um enfoque de todos, não apenas dos profissionais de saúde. A dengue, sendo uma infecção viral transmitida por mosquito, pode se espalhar rapidamente. Além dos sintomas como febre, dor de cabeça, e dor muscular, a dengue pode evoluir para casos graves e até ser fatal se não tratada adequadamente”, comentou.
Rocha também destacou a importância de eliminar os focos do mosquito para evitar a transmissão de outras doenças como malária e febre amarela, além de enfatizar que a colaboração da população é crucial na luta contra a dengue.