Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento, faleceu aos 96 anos em São Paulo. Internado desde a última segunda-feira (5) no Hospital Israelita Albert Einstein, Delfim Netto morreu na madrugada desta segunda-feira (12) devido a complicações em seu quadro de saúde.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O ex-ministro deixa uma filha e um neto. A família informou que não haverá velório aberto ao público, e o enterro será restrito aos parentes.
Delfim Netto foi um dos mais longevos ministros da Fazenda do Brasil, ocupando o cargo entre 1967 e 1974. Também exerceu os cargos de ministro do Planejamento, entre 1979 e 1985, ministro da Agricultura (1979) e embaixador do Brasil na França (1975-1977).
Veja também
Morre Caçulinha, músico do Domingão do Faustão por mais de 20 anos
Morre o ex-prefeito de Caçador, Lucir Telmo Christ
Durante a década de 1980, como ministro do Planejamento, Delfim Netto comandou a economia brasileira durante a segunda maior crise financeira mundial do século 20.
Após a redemocratização, ele se destacou nos meios econômico e político, sendo eleito deputado federal em 1986.
Em 2014, Delfim Netto doou sua biblioteca pessoal, com mais de 100 mil títulos, para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Além de ser autor de mais de 10 livros, escrevia regularmente para diversos jornais e revistas, sendo uma referência no pensamento econômico brasileiro.