Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Videira, Antônio Zuccolotto, a abstenção nas últimas eleições 2024 em Videira atingiu 23,93%, superando a média nacional de 21%. Isso representa 9.392 eleitores que não votaram, enquanto 29.860 votos foram efetivamente registrados.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista a equipe do Portal RBV, Zuccolotto comentou que os eleitores têm até 5 de dezembro, ou seja 60 dias após a eleição, para justificar sua ausência.
A justificativa pode ser feita de forma virtual pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica, disponível no site do Tribunal.
Na página inicial do site, os eleitores devem acessar a seção de atendimento online. Em seguida, é preciso selecionar a opção de justificativa ou optar pelo pagamento da multa eleitoral, se preferirem.
Veja também
Quociente eleitoral e partidário: Entenda as eleições de vereadores
Amarp tem quatro mulheres eleitas prefeitas
É fundamental que os eleitores que não compareceram regularizem sua situação. A não justificativa pode acarretar problemas futuros, conforme o Código Eleitoral.
Entre as consequências da falta de justificativa está a não obtenção da quitação eleitoral. Isso pode dificultar a renovação de documentos, como passaporte, e a posse em concursos públicos. Além disso, pode afetar os vencimentos de servidores públicos.
Zuccolotto ressaltou que as eleições em Videira transcorreram de forma tranquila, com a colaboração de todos os envolvidos. O evento foi planejado com meses de antecedência e foi um sucesso. E finalizou agradecendo a todos que trabalharam nas eleições, incluindo convocados, servidores e autoridades.
Portal RBV nas redes sociais