Os últimos dias da primavera antes do início do verão garantem as condições propícias para o cultivo de verduras e legumes a serem colhidas nos próximos meses. O tempo quente e ainda chuvoso de novembro são ideais para a germinação e desenvolvimento vegetativo, mas é preciso ter cuidado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Novembro, por exemplo, costuma ser chuvoso e um dos períodos mais quentes, já que antecede o verão. Por isso, é o momento em que o consumo de hortaliças é maior, o que favorece o plantio.
O que plantar em cada região?
- Sul: abóbora, abobrinha, alface, batata, batata-doce, berinjela, cebolinha, coentro, cenoura, gengibre, melancia, milho-verde, pepino, pimenta, pimentão, quiabo e taioba.
- Sudeste: abóbora, alface, batata-doce, berinjela, cebolinha, coentro, cenoura, couve-flor, gengibre, melancia, milho-verde, pepino, pimenta, pimentão, quiabo e taioba.
- Centro-Oeste: abóbora, abobrinha, alface, batata-doce, berinjela, cenoura, couve-flor, gengibre, melancia, milho-verde, pepino, pimenta, pimentão, quiabo e taioba.
- Nordeste: alface, berinjela, chuchu, coentro, cenoura, couve-flor, gengibre, milho-verde, pepino, pimenta e quiabo.
- Norte: alface, cenoura, couve-flor, gengibre, pimenta, quiabo e taioba.
Conheça algumas opções de hortifrútis para plantar neste mês
Abóbora
A hortaliça é favorecida por temperaturas elevadas e tolera temperaturas amenas (entre 15° e 25°C), mas não resiste a geadas, a abóbora prefere dias curtos, com menor exposição do sol.
Por possuir poucas calorias, é recomendada por nutricionistas e ajuda na digestão. Se o plantio for neste mês, a colheita acontece em até 120 dias.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Abobrinha
As abobrinhas são produzidas de forma semelhante à abóbora, mas são colhidas ainda imaturas (verdes). Podem ser semeadas diretamente no local de plantio ou em bandejas para transplante. Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperam depois de danificadas.
A cultura é sensível ao excesso de água no solo. O início da colheita dependerá da cultivar escolhida e do ponto de maturação exigido pelo consumidor.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Alface
Com poucas calorias e muita crocância, as folhas da alface da variedade de inverno podem ser consumidas dois meses depois do plantio.
Mas cuidado: são sensíveis ao transplantio, já que suas raízes não se recuperar após danificadas e a cultura é sensível ao excesso de água no solo. Além da cor verde, é encontrada na versão roxa.
Onde plantar: todas as regiões.
Veja também
SC é vice-campeã nacional na produção de arroz com 1,2 milhão de toneladas
Governo lança iniciativa para promover bioinsumos e reduzir agrotóxicos
Batata-doce
A batata-doce adapta-se melhor a solos arenosos e arejados e são ideais para as plantações de novembro. A propagação pode ser feita pela própria batata-doce brotada, pelos brotos destacados da batata, ramas velhas e ramas novas, sendo esta última a forma que fornece melhor resultado.
Enterram-se de 3 a 4 entrenós (espaço entre dois nós de tronco ou caule) da rama, deixando a ponteira com as folhas para fora da terra.
A colheita deve ser preferencialmente feita com a terra seca, quando as raízes atingirem o tamanho desejado.
Onde plantar: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Berinjela
O plantio da berinjela é realizado via semente, em bandejas com posterior transplantio para o campo.
É uma planta de clima quente, sendo favorecida pelo calor, principalmente para a germinação, emergência e formação da muda.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Cenoura
O solo para plantio da cenoura deve ser bem fofo, sem qualquer obstáculo ao crescimento das raízes, para não ocorrerem deformações.
O amarelecimento e o secamento das folhas mais velhas e o arqueamento das folhas mais novas são indicativos do ponto de colheita.
Onde plantar: todas as regiões.
Coentro
É uma hortaliça condimentar da mesma família da cenoura, da salsa e da mandioquinha-salsa. Normalmente é plantado em local definitivo, via semente. É pouco exigente em relação ao solo e muito tolerante à acidez, mas não resiste a temperaturas frias, por isto novembro é o mês ideal.
Onde plantar: todas as regiões.
Couve-flor
Deve-se irrigar bem a lavoura de couve-flor, mas sem excesso, para não favorecer o aparecimento de doenças. Algumas folhas devem ser mantidas para a proteção da cabeça durante o transporte que, preferencialmente, deve ser feito sob refrigeração.
É fundamental a escolha da cultivar correta segundo a época de plantio, pois há cultivares adaptadas as temperaturas mais quentes e a temperaturas mais amenas, entre 15º e 25ºC.
Onde plantar: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Milho-verde
É o milho colhido em estágio ainda imaturo (verde). As espigas são verde-claras e os grãos amarelados. Produz em vários tipos de solo, porém é exigente em adubação com zinco e magnésio, devendo ser bem adubado.
Essa cultura é uma ótima opção para rotação de culturas com as demais hortaliças e novembro é um ótimo mês para isto.
Onde plantar: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Pimenta
As pimenteiras são arbustos, que produzem frutos, em sua maioria, de sabor ardido ou picante. Há pimentas de vários formatos e cores, mas geralmente preferem solos bem drenados.
O plantio é feito por mudas, semeadas em bandejas, deixando 1,3 a 1,5 metro de distância entre elas e baixas temperaturas podem provocar queda de frutos.
Onde plantar: todas as regiões.
Portal RBV nas redes sociais