Os vereadores Jean Carlo Ribeiro (PSD) e Leandro Sawchuk (União) representaram a Câmara Municipal de Caçador em audiência com representantes da Celesc na tarde de segunda-feira (4), em Florianópolis. O objetivo foi buscar uma resposta à comunidade sobre os transtornos causados aos caçadorenses com o atraso na emissão de faturas e oscilações no valor da conta de luz.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Eles foram recebidos pelo diretor comercial da Companhia, Vitor Lopes Guimarães, que, juntamente com sua equipe, apresentou números de Caçador e justificou os fatos ocorridos. Segundo ele, a Celesc teve problemas com a empresa terceirizada que atrasou os serviços de leitura do consumo de energia e entrega das faturas a clientes.
Diante do atraso na leitura dos medidores do consumo de energia e na entrega das faturas, as leituras foram realizadas pela média dos últimos 12 meses. Nestes casos, a eventual diferença entre o consumo faturado pela média e o verificado na leitura seguinte é cobrada do cliente, porque o medidor mostra a energia consumida de fato, inclusive no período que não foi verificado.
Veja também
Presidente da ACIC acompanha lançamento do Plano Aeroviário de Santa Catarina
Caçador retoma arrecadação de donativos ao Rio Grande do Sul
Caçador e Videira debatem o combate à violência doméstica
“Se houve um consumo maior do que o faturado pela média, a diferença foi cobrada na fatura seguinte. Já se o consumo foi menor, a eventual cobrança extra fica como crédito para o cliente na próxima conta. Com a volta dos trabalhos de leitura e entrega de faturas, todas as contas serão geradas pela leitura do consumo real, e não pela média”, explica o diretor.
Segundo ele, no mês de outubro boa parte das faturas foram emitidas no prazo e o problema está prestes a ser sanado. No entanto, as pessoas que se sentirem lesadas ou tiver alguma dúvida quanto ao valor de sua fatura pode comparecer ao escritório da Celesc que a equipe poderá ajudá-la. Além disso, os valores da fatura, em casos de valores exorbitantes, poderão ser parcelados junto à empresa.
Para Leandro Sawchuk, mais uma vez a Câmara Municipal cumpre com o seu papel em auxiliar nas demandas da comunidade, já que vários vereadores foram indagados sobre o problema e agora se busca uma resposta junto aos responsáveis. “Caçador é a maior cidade do Meio-Oeste e cobramos da Celesc uma atenção especial não apenas neste caso, mas em várias outras frentes. As pessoas não podem ficar sem informações do que está acontecendo e com receio de ter a sua luz cortada por um problema que não é de sua responsabilidade”, completa.
Jean Carlo Ribeiro completou destacando a agilidade dos vereadores em buscar uma resposta à população, haja vista que recentemente o pedido de audiência com a Celesc foi aprovado por unanimidade em plenário e agora já se teve uma resposta. Ele enalteceu ainda o pedido para que a Celesc reveja a leitura de todas as faturas visando mitigar algum valor incondizente com o consumo. “O que nos deixou mais tranquilo é a garantia da Celesc de que todas as faturas, até dezembro, estarão com o valor do consumo mensal, ou seja, todas as leituras já normalizadas”, completa.
Portal RBV nas redes sociais