O SENAI Videira, no Laboratório de Plástico atua com a capacitação dos colaboradores das indústrias da região e vai além, desenvolvendo um projeto social de grande impacto. O projeto “Tampinhas Pet- Sustentabilidade e Reciclagem que transformam”, incentiva a coleta, reciclagem e a transformação de tampas de garrafas pet em peças de montar. Depois de prontas, estas peças são doadas para instituições sociais de Videira e região.
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A primeira etapa do projeto iniciou com uma grande mobilização das turmas de Aprendizagem Industrial com apoio de colaboradores do SENAI.
Eles arrecadaram 192 quilos de tampinhas que foram entregues para a turma de Aprendizagem em Plástico que transformaram o material em brinquedos, com o apoio e supervisão dos professores Edinei Andrioni e Kenidy Ariotti.
No processo, as tampinhas são separadas por cores, moídas, moldadas e no final, se transformam em peças que fazem a diferença na vida das crianças e se tornam um meio de criação e expressão através da brincadeira de montar.
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No mês de outubro, na primeira etapa, foram produzidas mais de 60 mil peças, contemplando 179 crianças, de 4 a 6 anos atendidas pela Pastoral da Criança de Videira. As crianças receberam kits com 150 peças cada.
O professor Edinei Andrioni comenta que a produção prossegue, visando contemplar outras instituições sociais de Videira e Região.
A coordenadora de Educação Profissional, Geovana Beatriz Brancher Gaio, informa que a implantação do Laboratório de Plástico no Senai de Videira contemplava também ações sociais, a exemplo deste projeto.
“Com esta oportunidade pensamos em como colaborar socialmente com o meio em que estamos inseridos e tivemos a ideia de atender nossas crianças com um brinquedo educativo, que é inclusive uma das práticas pedagógicas dentro da nossa educação maker. Entendemos que a educação também precisa se reinventar para ir além da sala de aula e se conectar, de forma genuína, com as necessidades reais da comunidade ao seu redor. Nesse cenário, uma das formas de estabelecer vínculos efetivos – e afetivos – entre estudantes e o contexto externo é por meio de um projeto social na escola. Temos convicção que esse tipo de iniciativa tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes, protagonistas e engajados em construir um mundo melhor”, destaca.
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