Em 2024, o Ministério da Cultura (Minc) alcançou um recorde histórico ao receber 19.129 propostas para a Lei Rouanet, um aumento de 40,2% em relação a 2023, quando o número foi de 13.635 inscrições. Esse crescimento demonstra o aumento da adesão de gestores, produtores e artistas ao mecanismo de incentivo à cultura.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Até o momento, o Minc já aprovou 7.887 projetos por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A última rodada de inscrições para novos projetos terminou no dia 12 de novembro.
Esse aumento nas propostas enviadas reflete o crescente interesse pelo incentivo à promoção de eventos e produtos culturais no Brasil.
Apesar do expressivo crescimento no número de projetos, os investimentos em 2024 ainda não superaram os valores registrados em 2023.
Veja também
MP de SC investiga suspensão do uso de câmeras corporais pela Polícia Militar
Projeto de “relógio biológico” é realizado em Caçador
No entanto, espera-se que a captação de recursos alcance R$ 3,1 bilhões em 2024, superando os R$ 2,31 bilhões do ano anterior. Isso representa um marco financeiro importante para o setor cultural.
Lei Rouanet
A Lei Rouanet, criada em 1991, visa incentivar a captação de recursos para a cultura brasileira. A iniciativa permite que empresas e pessoas físicas destinem parte de seus impostos para apoiar projetos culturais, recebendo, em contrapartida, benefícios fiscais.
Os patrocinadores podem abater até 4% de seus impostos de renda ao apoiar iniciativas culturais aprovadas pela Lei.
O sistema funciona através da renúncia fiscal, que permite que o governo deixe de arrecadar parte dos impostos devidos, mas com a contrapartida do financiamento de projetos culturais.
A execução dos projetos é supervisionada pelo Ministério da Cultura, que garante que os recursos sejam aplicados conforme o planejamento aprovado.
O crescimento na adesão à Lei Rouanet é reflexo do aumento do interesse e da importância do incentivo fiscal para a promoção de cultura no Brasil.
Portal RBV nas redes sociais