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Denúncia aponta irregularidades em contrato de R$ 1,8 milhão em SC

A denúncia foi feita pelo deputado Matheus Cadorin, após outros contratos semelhantes virem à tona

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) investiga um contrato sem licitação entre o Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) e a Secretaria de Administração. A parceria, firmada durante o governo de Carlos Moisés e com repasse de R$ 1,8 milhão à Oais Cloud LTDA, visava organizar o almoxarifado da pasta.

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O deputado Matheus Cadorin (Novo) denunciou o caso, que faz parte de uma série de contratos sem licitação no governo de Jorginho Mello.

Em 2023, a Comissão de Fiscalização do Contrato notificou o Ciasc pelo descumprimento de itens, como a digitalização de documentos públicos e a subcontratação da Oais.

O Ciasc defende que a contratação foi feita de acordo com a Lei das Estatais, usando o processo de Chamamento Público, que é considerado tão rigoroso quanto uma licitação tradicional.

A entidade também destaca que a parceria visa garantir a modernização do processo de digitalização e organização de documentos da Secretaria de Administração, incluindo o transporte de 30 mil caixas de documentos e a digitalização de 30 milhões de páginas.

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A Oais Cloud seria responsável por fornecer a solução tecnológica para essa tarefa.

Entretanto, o governo estadual emitiu uma portaria em setembro de 2023 proibindo contratações sem licitação, o que levanta questionamentos sobre a legalidade do vínculo.

O Ciasc ainda destaca que todos os trâmites da parceria foram fiscalizados e que a colaboração com a Oais Cloud resultou em uma certificação ISO, reconhecendo a qualidade dos serviços.

O Tribunal de Contas e a Procuradoria Geral do Estado também validaram o processo, atestando a legalidade da parceria. A investigação prossegue, e o MP segue apurando possíveis irregularidades no contrato.

O que diz o governo de SC

“O contrato nº 037/2022, mencionado em seu pedido de informações, foi na verdade firmado entre o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria de Estado da Administração (SEA), tendo como objeto a guarda e digitalização de documentação física armazenada no Almoxarifado Central da SEA. Esse contrato foi estabelecido com base no produto desenvolvido pela parceria estratégica entre o CIASC e a empresa Oais Cloud.

Esta contratação abrange um amplo e significativo conjunto de serviços fundamentais para a gestão documental da Secretaria de Estado da Administração (SEA), demonstrando a relevância e o impacto da iniciativa. Destacam-se o transporte de 30 mil caixas de documentos das dependências da SEA para as instalações da contratada, onde serão armazenadas de maneira segura e organizada, garantindo acesso facilitado e preservação adequada, além de serviços auxiliares como organização, avaliação, conferência e classificação dos documentos. Está inclusa também a digitalização de um impressionante volume de 30 milhões de páginas (com leitura via OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres) e de cerca de 10 mil imagens, promovendo modernização e facilitando a consulta a estes documentos por meio digital, otimizando processos administrativos. A lista de serviços também inclui centenas de horas de consultoria especializada na avaliação da temporalidade documental, com emissão de relatórios para análise e aprovação. Essas atividades não apenas destacam o elevado desafio e a complexidade das demandas atendidas, mas também refletem o compromisso com a modernização e a eficiência administrativa.

O volumoso acervo de documentos oficiais armazenados fisicamente foi em sua grande maioria resultante da desativação, em 2019, das 20 Agências Regionais de Desenvolvimento (ADR’s), cujos documentos foram oportunamente centralizados pela Secretaria de Estado da Administração em seu Almoxarifado. Essa medida adaptada e provisória resultou na necessidade premente de uma solução tecnológica abrangente que permitisse a guarda e indexação segura de tão importante documentação.

A formalização dessa demanda da SEA e CIASC teve como base o processo SEA nº 10837/2021,com o objetivo de solucionar a exigência de armazenamento, organização e digitalização deste acervo documental acumulado, em conformidade com as normativas e padrões arquivísticos do CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos. Diante disso, foi assinado o referido contrato nº037/2022, onde o CIASC passou a oferecer à SEA o produto CIASC Eternal, que foi desenvolvido em parceria com a empresa Oais Cloud, e cujo as funcionalidades atendem perfeitamente às necessidades documentais da SEA.

Gostaríamos de reforçar que este modelo de parcerias estratégicas é amplamente previsto e regulamentado na Lei das Estatais (Lei nº 13.303/2016), e constitui um instrumento que possibilita e permite às empresas públicas firmarem colaborações com empresas privadas para desenvolver e formatar novos produtos e soluções, promovendo uma entrega mais ágil, inovadora e econômica de serviços à sociedade.

Diferentemente de contratações convencionais que exigem licitação, o processo de Chamamento Público foi adotado, um mecanismo amplamente reconhecido como tão ou mais rigoroso que os processos licitatórios tradicionais. Todas as etapas exigidas por este marco legal foram cumpridas de maneira ampla, justa e transparente, garantindo isonomia e competitividade entre todas as empresas interessadas e que as entregas do serviço à Administração Pública cumpram os requisitos de eficiência e economicidade necessários. Todos os trâmites da parceria estão registrados no Processo Administrativo nº 3240/2018, cujo objeto é o desenvolvimento de uma solução conjunta para a preservação segura e digital de acervos documentais físicos.

Esse acordo de parceria foi assinado em julho de 2019, e a execução de suas obrigações é fiscalizada rigorosamente, com acompanhamento técnico detalhado para garantir que os serviços sejam entregues conforme os parâmetros de excelência contratados.

Esse processo inclusive resultou no reconhecimento da citada parceria com a certificação ISO 16.363, adotada mundialmente como referência para a área de preservação de acervos documentais em formatos digitais. Essa conquista reforça o elevado grau de excelência do serviço executado pelo CIASC em conjunto com a empresa parceira, confirmando que esse mecanismo de parceria atende ampla e irrestritamente aos interesses da Administração Pública da melhor maneira possível.

Importante ressaltar que o CIASC submeteu especificamente este processo de parceria ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), que emitiu voto favorável e parecer validando a parceria e atestando a legalidade de todas as etapas realizadas no Chamamento Público, possibilitando o início da execução dos serviços contratados. Esta manifestação oficial confirma que todos os ritos necessários foram seguidos de maneira íntegra, com alto grau de governança e compliance.

Adicionalmente, informamos que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recentemente também emitiu parecer corroborando a legalidade ampla de todo processo de firmamento de parcerias pelo CIASC, com base na Lei das Estatais. Este parecer reforça que o CIASC tem conduzido suas parcerias de maneira clara, legal, justa, completa, competitiva e transparente, sempre orientado pela inovação e pelo objetivo de atender às demandas da administração pública com eficiência e responsabilidade.

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