Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Epagri desenvolve alface Gisele para cultivo orgânico

A nova variedade pode ser cultivada em todo o Brasil

Uma alface verde escura e roxa, altamente produtiva, resistente a doenças e ideal para o cultivo orgânico vai chegar ao mercado brasileiro em 2025. O cultivar SCS383 Giseli é resultado de cerca de 20 anos de seleções e avaliações realizadas pela Epagri na Estação Experimental de Itajaí (EEI).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

“Uma característica marcante desse cultivar é a presença de antocianina nas folhas, um pigmento vegetal de ocorrência natural que confere um tom avermelhado. As antocianinas apresentam poder antioxidante, caracterizando o cultivar Giseli como uma hortaliça nutracêutica”, destaca Euclides Schallenberger, pesquisador da Epagri responsável pela tecnologia.

Publicidade

As pesquisas que deram origem à Giseli iniciaram em 2003, quando a equipe da EEI começou a avaliar um grande número de variedades de alface em sistema orgânico.

“Fomos cultivando e selecionando sempre as melhores ao longo dos anos. Em 2018, chegamos à melhor alface”, conta Schallenberger.

A fase seguinte foi comparar a Giseli com quatro cultivares de alface disponíveis no mercado. Os testes aconteceram na EEI, em abrigos de cultivo, no sistema orgânico de produção.

Veja também

Epagri desenvolve rúcula SCS382 Simone para cultivo orgânico

Morcegos: Aliados do meio ambiente e da agricultura

“Avaliamos características como peso das plantas, número de folhas, resistência a pragas e doenças, e a Giseli se destacou em todos os atributos”, cita o pesquisador.

A alface da Epagri também se destacou na avaliação sensorial – sabor, aroma e aspecto visual – quando comparada às variedades comerciais.

Produção orgânica

Agricultores catarinenses também testaram a novidade. Sete produtores orgânicos de hortaliças do Litoral e do Vale do Itajaí compararam, em suas propriedades, a alface Giseli com outros cultivares.

“Assim como nos testes realizados na Epagri, ela se destacou em praticamente todas as avaliações dos produtores, tanto pelas qualidades agronômicas, quanto pelas qualidades visuais e sensoriais das plantas”, diz o pesquisador.

Em todo o Brasil

A alface Giseli é recomendada para cultivo no Brasil inteiro no período de março a outubro. “No verão, entre dezembro e fevereiro, a planta começa a pendoar mais cedo”, explica Schallenberger.

A Giseli tem baixa suscetibilidade ao míldio, diâmetro médio de 40,5cm, média de 37,4 folhas e peso médio de 450 gramas da planta comercial.

Sementes para o mercado

As sementes da alface Giseli ainda não estão disponíveis para os produtores. A próxima etapa, que acontece em 2025, é fazer uma licitação para selecionar uma empresa que será responsável pela multiplicação e comercialização de sementes da hortaliça.

A expectativa da Epagri é que a SCS383 Giseli repita o sucesso da alface SCS374 Litorânea, lançada em 2018 e vendida em todo o Brasil pela Isla Sementes. Um dos motivos do sucesso de vendas da Litorânea é que ela pode ser comercializada o ano inteiro, já que, mesmo no verão, a planta demora para pendoar.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ACOM | Epagri

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Criança de 4 anos morre em acidente com trator em Monte Carlo

Criança de 4 anos morre em acidente com trator...

Calor intenso marca quarta-feira e antecede temporais em SC

O calor volta a ganhar força em Santa Catarina...

Árvore que produz ameixa e pêssego juntos viraliza nas redes

Colher frutas diferentes em uma única árvore cultivada no...

Ex-namorada acusada de matar personal trainer é presa no Paraná

A ex-namorada acusada de matar o personal trainer Guilherme...

Mais Lidas da semana

Agricultor é multado em R$ 1 milhão por cultivar fruta patenteada

Um agricultor de Lérida, na Espanha, está sendo investigado...

Gasolina, diesel e gás ficam mais caros em todo país

O aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e...

Garoto está desaparecido em Caçador

Um garoto de 10 anos de idade, identificado como...

Seis caçadorenses participam da São Silvestre nesta quarta

Uma comitiva de atletas caçadorenses já está em São...

“Gratidão a Deus que me chamou para amar e servir a Igreja”, diz Milton Zonta

A manhã desta terça-feira, 30 de dezembro de 2025,...

Outros Tópicos Interessantes