Alexandre de Moraes alerta: redes sociais só poderão operar se seguirem a lei

A declaração ocorreu após o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciar mudanças, como o fim da checagem de fatos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira (08) que as redes sociais só poderão operar no Brasil se respeitarem a legislação local. A declaração ocorreu durante uma roda de conversa em memória aos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A fala de Moraes veio um dia após o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciar o fim da checagem de fatos em plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Publicidade

A ferramenta será substituída por “notas da comunidade”, disponíveis para todos os usuários.

“Este é um país com leis. Redes sociais não são uma terra sem lei. Elas só continuarão a operar no Brasil se seguirem a legislação brasileira, independentemente de bravatas de dirigentes das big techs”, destacou Moraes.

O ministro também criticou a postura das grandes empresas de tecnologia, apontando que seus dirigentes acreditam poder controlar o mundo por conta do dinheiro.

“No Brasil, o STF não permitirá que as big techs sejam usadas para ampliar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos”, enfatizou.

Anúncio de Zuckerberg gera reação

Na terça-feira (07), Zuckerberg acusou o judiciário da América Latina de operar com “tribunais secretos” que determinam a remoção de conteúdos sem transparência.

Ele também afirmou que a Europa institucionalizou a censura com novas leis e destacou que a China proibiu os aplicativos da Meta.

Veja também

Catarinense é eleito o melhor técnico do mundo pela Futsal Planet Awards

Padrasto é preso por suspeita de envenenar família no Piauí

Embora não tenha mencionado o Brasil, o anúncio gerou reações no governo.

O secretário de Políticas Digitais, João Brant, afirmou que o posicionamento da Meta antecipa uma aliança com Donald Trump contra países que defendem o controle do ambiente on-line.

A declaração de Moraes, segundo o governo, reforça o compromisso do STF em manter o cumprimento das leis brasileiras, mesmo diante de pressões internacionais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Terça-feira terá sol entre nuvens mas chance de temporais persiste em SC

Santa Catarina terá uma terça-feira (15) marcada pela presença...

Atleta de Caçador conquista dois ouros e bate recorde estadual

O atletismo de Caçador iniciou a semana em clima...

Atleta de Videira marca 60 gols e conquista artilharia do Campeonato Juvenil de Handebol

O atleta videirense Vinicius Panazzolo foi destaque no Campeonato...

Concurso da Cuca define os seis finalistas para a grande decisão

A 4ª edição do Concurso da Cuca definiu os...

Caçador Futsal perde mas ainda busca permanecer na Série Ouro

O Caçador Futsal não conseguiu somar pontos neste sábado...

Prefeitura de Tangará fala sobre estragos e recuperação das estradas após chuvas

As fortes chuvas registradas na última sexta-feira provocaram estragos...

Reforma tributária é tema de nova capacitação para empreendedores

Na próxima quarta-feira (16), a Sala do Empreendedor da...