A Confederação Nacional de Contabilidade (CNCONT) vem a público manifestar sua preocupação e repúdio à cena exibida no capítulo recente da novela Mania de Você, veiculada pela TV Globo, em que o personagem Mavi (Chay Suede) pede que Iberê (Jaffar Bambirra) dê uma “maquinada” nos dados de faturamento da empresa. Na trama, a atitude foi chamada de “contabilidade criativa”, o que chateou os profissionais da área, já que tratava-se de uma manipulação de dados financeiros.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a CNCONT, por meio de nota enviada pelo presidente Tadeu Oneda, tal retrato distorce a essência da Contabilidade e desrespeita os princípios éticos que regem a profissão, mostrando negativamente a área e desinformando o público.
Conforme a nota da CNCONT, a Contabilidade é uma ciência essencial para a organização e transparência das informações financeiras, desempenhando um papel fundamental na construção de uma sociedade justa e desenvolvida. Seus profissionais são regidos por um rigoroso código de ética, que preconiza a veracidade e a transparência das informações contábeis, em oposição a práticas fraudulentas ou manipuladoras, como sugerido pela cena citada.
Veja também
Preço da gasolina em Santa Catarina deve subir em fevereiro
Alagamentos em Balneário Camboriú, Itajaí e Camboriú causam transtornos
Beatriz Haddad Maia avança e João Fonseca cai no Australian Open
“Entendemos que produções audiovisuais têm grande impacto sobre o imaginário coletivo e, portanto, é imprescindível que abordagens que envolvem temas técnicos e profissionais, como a contabilidade, sejam tratadas com a devida responsabilidade. A distorção de conceitos fundamentais da nossa área pode levar à desinformação, prejudicar a confiança nas instituições e deseducar o público em relação às práticas corretas da profissão”, comenta a Confederação em nota.
A CNCONT sugere aos responsáveis pela produção da novela que transformem o conteúdo com novas falas, podendo evitar a perpetuação de ideias equivocadas sobre a Contabilidade.
Ressaltam também a importância de disseminar uma imagem positiva e verdadeira da profissão contábil, que tem como base a ética, a legalidade e a transparência. A Confederação Nacional de Contabilidade que reúne as Federações Estaduais de Contabilidade de todo o país, representando os Sindiconts, com mais de 500.000 (quinhentos mil), profissionais, e reafirma seu compromisso com a valorização da classe contábil e com a promoção da educação de qualidade, ficando à disposição dos produtores e responsáveis pela obra para trocarem ideias sobre a profissão já que sabemos o impacto que existe das novelas na sociedade.
Nossas Redes Sociais