Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combater gripe aviária

Ministério da Agricultura informou que as ações de controle e contenção à gripe aviária serão intensificadas.

Medida provisória publicada nesta terça-feira (6) no Diário Oficial da União abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões em favor do Ministério da Agricultura e Pecuária para ações de enfrentamento à influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1). 

A publicação é assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Em nota, o Ministério da Agricultura informou que, com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país e a confirmação de casos da doença em aves silvestres em pelo menos quatro estados, as ações de controle e contenção serão intensificadas.

Publicidade

O crédito, de acordo com a pasta, será aplicado no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Entre as ações previstas estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos.

“Para isso, as equipes técnicas poderão contar com reforço para as ações pontuais in loco”, destacou o comunicado.

“O Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura,” concluiu o ministério.

Novos focos

O ministério confirmou nessa segunda-feira (5) o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no estado de São Paulo. A ave silvestre da espécie Thalasseus maximus (trinta-réis-real) foi encontrada no município de Ubatuba, litoral norte.

Também foi detectado mais um foco no Rio de Janeiro, em Niterói, também na espécie trinta-réis-real. Ao todo, 24 focos em aves silvestres já foram confirmados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vôlei masculino de Videira conquista título na categoria Olesc

A equipe de vôlei masculino de Videira conquistou o...

Condenado a mais de 16 anos por estupro de vulnerável é preso em Capinzal

Um homem de 27 anos, condenado a 16 anos...
00:54:05

Motociclista cai cerca de 10 metros em ribanceira durante perseguição

Um motociclista de 34 anos ficou ferido após sofrer...

Laura Cardoso morre aos 98 anos e deixa legado de mais de 80 anos na dramaturgia

A atriz Laura Cardoso, um dos maiores nomes da...

Pinheiro Preto define campeões do Campeonato Municipal de Futsal Interfirmas

A equipe Bebidas Randon conquistou o título do Campeonato...

Ação em Videira reforça combate à violência contra a mulher

O centro de Videira recebeu, no último sábado (15),...

Terça-feira será de calor intenso em Santa Catarina

A terça-feira (18) será marcada pelo tempo firme e...